"A tolerância é um símbolo da paciência de um líder inspirador" - Mauro Moraes
O líder de excelência se quiser ser verdadeiramente grande, precisa ser compassivo, solidário e, acima de tudo, tolerante.
Se o líder quiser alcançar prestígio e sucesso, precisará aprender a arte de lidar com as críticas, comentários maldosos e opiniões contrárias às suas. Para manter o foco no melhor de si mesmo, é necessário aprender a administrar conflitos e desavenças impostas no seu caminho pelos seus desafetos.
O líder tolerante é mais assertivo em suas tomadas de decisões e atitudes. A partir de uma postura mais racional e menos impulsiva, age com paciência e discernimento diante das situações.
"Para ser tolerante, é preciso fixar os limites do intolerável"
Umberto Eco
O líder tolerante é capaz de estabelecer relacionamentos saudáveis em cenários de estresse, além de ser habilidoso em gestão de conflitos, competências determinantes para promover um clima organizacional positivo e motivado.
O conceito de tolerância está relacionado à capacidade de saber ouvir o outro, debater de maneira profissional e respeitar as diferenças que, naturalmente, irão surgir no ambiente de trabalho.
Líderes tolerantes têm maior facilidade para:
- conviver pacificamente com pessoas diferentes
- atuar em equipe, mesmo que os outros tenham opiniões contrárias
- lidar com feedbacks negativos
- ouvir o que os outros têm a dizer
- contornar situações estressantes
"Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância"
Dalai Lama
Como se tornar um líder mais tolerante:
- Invista nas Relações Humanas, somos seres relacionais, portanto, manter contato e trocar experiências com outras pessoas é essencial. Com a evolução tecnológica e a globalização, algumas mudanças ocorreram no estilo de vida das pessoas, inclusive na forma de interagirem umas com as outras. Com tantos compromissos diários, dedicar tempo para investir nas relações, tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora, promovendo isolamento dos indivíduos, e com isso, a impaciência e intolerância em lidar com o próximo.
Dica: Separe tempo para cuidar de suas relações familiares, sociais e profissionais.
"Um líder é alguém que conhece o caminho, corre ao longo do caminho e mostra o caminho"
John Maxwell
- Dedique-se a descobrir o propósito de vida de seus liderados, demonstre interesse verdadeiro pelo outro, se colocando inteiramente presente no diálogo. Deste modo, você passa a estabelecer relacionamentos mais construtivos e saudáveis.
Dica: Reserve minutos de qualidade para conversar com seus colaboradores, conhecendo os sonhos pessoais da cada um e busque alinhar com as metas da empresa.
- Não faça julgamentos, entenda que as pessoas são diferentes, e que ao longo de nossa vida iremos lidar com indivíduos de diversos perfis, cada um com seu jeito de falar, de comportar, com suas opiniões, crenças e valores. Cada um possui uma visão de mundo que foi moldado de acordo com sua criação familiar e experiências de vida, deste modo, o que pode ser verdade para você, pode não ser para o outro, e vice-versa.
Dica: Procure se colocar no lugar do outro e compreenda como reagiria em seu lugar, isso te ajudará a ser mais paciente e tolerante para lidar tranquilamente com eventuais divergências.
"Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência"
Arnold Glasgow
- Entenda que os problemas são apenas desafios na busca do sucesso e realização. É fato que teremos altos e baixos ao longo de nossa jornada. Nesse sentido, manter-se tolerante fará toda a diferença para lidar com os obstáculos com mais leveza e serenidade. A Tolerância é a raiz de sua força interior, necessária para vencer cada novo desafio e permanecer seguindo em ritmo constante em direção as suas metas e objetivos.
Dica: Quando estiver frente a um problema, foque nas possíveis soluções. Se "alimentar" o problema, ele parecerá muito maior do que realmente é.
- Seja Resiliente, desenvolver a inteligência emocional facilita o trabalho em equipe e a harmonia em um ambiente que reúne pessoas distintas no sentido pessoal e profissional. O líder que possui uma estabilidade emocional consegue: gerenciar conflitos, gerir equipes e potencializar as habilidades dos profissionais.
Dica: Toda vez que se alterar emocionalmente, busque dar uma parada intencional, e analise os seus sentimentos, criando uma consciência de seu estado atual.
- Ouvir mais o que os outros têm a dizer, quem ouve tem mais tempo para pensar e não age por impulso. Sem contar que ouvindo o que o outro tem a dizer você demonstra respeito e valoriza sua importância na empresa.
Dica: Entenda que todo debate ou diálogo pode ser considerado como um processo de disseminação e compartilhamento de conhecimento entre as partes. Proponha mais reuniões de brainstorm com sua equipe.
- Faça uma autoavaliação periodicamente, busque o autoconhecimento para se lembrar de situações em que você foi intolerante e não aceitou a opinião alheia.
Dica: Identifique esses momentos e tente pensar sobre os motivos por você ter agido daquela forma.
- Ser um pacificador, se você não se dá bem com alguém no trabalho tente conversar com essa pessoa e entender os motivos.
Dica: Busque sempre o diálogo como o primeiro passo para evitar a desarmonia no ambiente de trabalho.
- Deixar o mau humor de lado, mesmo as pessoas mais tolerantes podem ter dias ruins. Um momento de mau humor pode ser o estopim para a intolerância, capaz de criar um conflito e exaltar os ânimos no ambiente de trabalho. Se você não se sente confortável para um debate, e não está bem naquele dia, evite expor suas emoções naquele momento.
Dica: Sempre pense antes de falar, e se estiver num dia ruim apenas evite colocar as emoções em primeiro plano. Debata ou discuta o tema em questão posteriormente, nunca discuta de cabeça quente. Faça isso quando estiver melhor, mais tranquilo, e quando perceber que conseguirá colocar a tolerância à frente do mau humor.
"Ser um líder TOLERANTE, o ajudará a inspirar seus liderados!"
Mauro Moraes
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