top of page
Mauro Moraes

LÍDER SEGURO

“A segurança transmite confiança, enquanto a confiança inspira os liderados a seguirem seu propósito!”
Mauro Moraes

O líder seguro, confia em seu conhecimento e é convicto em relação às suas crenças, tendo certeza de suas posições e convicções, mostrando firmeza e força quando outras pessoas buscam confrontá-lo.


O líder que apresenta segurança, é analítico, articulado e calmo, trabalha duro para conquistar o respeito de todos e é coerente com sua autoimagem.


Os líderes seguros são capazes de acreditar nas outras pessoas porque creem em si mesmos. Não são arrogantes; conhecem seus pontos fortes e fracos e respeitam a si próprios. Não se sentem ameaçados pelo sucesso de seus liderados. Fazem o possível para reunir as melhores pessoas e aperfeiçoá-las de modo que possam trabalhar no nível mais elevado. Quando a equipe de um líder seguro tem sucesso, ele se alegra com isso. Ele vê o sucesso da equipe como o maior elogio que ele pode receber por sua capacidade como líder.


Líderes seguros têm vários traços em comum:


1. Passam segurança para as pessoas. Para que uma pessoa se torne um líder eficiente, do tipo que as pessoas desejam seguir, é preciso que ela faça seus seguidores se sentirem bem consigo mesmos.


2. Doam mais do que recebem. Pessoas inseguras estão em uma busca contínua de afirmação, reconhecimento e amor. Por isso, o foco delas é encontrar segurança, não instilar segurança nos outros. São basicamente receptores e não doadores — e receptores não são bons líderes.


3. Estimulam o desenvolvimento de seus melhores liderados. Só líderes seguros delegam poder aos outros. Um líder inseguro, porém, retém o poder. De fato, quanto mais competentes forem seus seguidores, mais ameaçado ele se sente - e mais se empenhará em limitar o sucesso e o reconhecimento deles.


4. Demonstram clareza no seu objetivo. Precisa estar claro para todos o que o líder está pedindo. Não deixe a comunicação para quando o trabalho já está sendo feito, lembre-se que não comunicar as mudanças que serão feitas, fará com que haja maior rejeição.


5. Ouvem o que todos têm a falar. Ao tentar ouvir os colaboradores e fazer perguntas antes de corrigir um comportamento, o líder inverte o paradigma e demonstra que tem respeito às pessoas.


“Um homem nunca será um grande líder se desejar fazer tudo sozinho ou receber todo o crédito por fazê-lo”.
Andrew Carnegie

6. Oferecem feedbacks construtivos. Não aponte o dedo para o culpado. Comece com algo positivo, depois discuta o que pode ser melhorado, de forma positiva. Mas não deixe para depois, o feedback deve ser dado logo após o acontecimento.


7. Se Mantêm positivos. As pessoas interagem melhor com interações positivas. O líder sempre deve ter atitudes positivas, respeitosas e profissionais.


8. São exemplos. Você quer que todos usem o EPI? Então é melhor que o líder use também! Os verdadeiros líderes seguros dão o exemplo de atitudes corretas.


“A ferramenta mais importante de um líder, é o seu próprio exemplo”
John Wooden

9. São organizados. Para liderar as iniciativas com credibilidade, os líderes devem ser organizados e ter todos os processos planejados. Quando as pessoas reconhecem que o líder sabe o que está fazendo, constrói confiança e credibilidade.


10. Envolvem todos na causa. Líderes conseguem a participação dos demais nos processos pois conseguem introduzir os objetivos e explicar os benefícios e resultados que as mudanças irão ocasionar, de forma positiva.


Para melhorar sua segurança:


- Conheça a si mesmo. Se a autoconsciência não é um atributo natural em você, dedique algum tempo para se conhecer. Peça a várias pessoas que o conhecem bem para relacionar seus três maiores talentos e seus três maiores defeitos. Não tome uma atitude defensiva ao ouvir as respostas; reúna as informações e, então, reflita sobre elas.


- Distribua créditos. Talvez você não acredite que possa ter sucesso se os outros receberem elogios pelo trabalho que sua equipe está desenvolvendo. Tente. Se você ajudar cada um e reconhecer a contribuição deles, ajudará suas carreiras, levantará o moral da equipe e melhorará a organização. E isso mostrará você como um líder eficiente.


- Peça ajuda. Se você não consegue superar sozinho os sentimentos de insegurança, busque ajuda profissional.


“Ser um líder SEGURO, o ajudará a inspirar seus liderados!”
Mauro Moraes

Texto por Mauro Moraes – Colunista Gente Mais

Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança

Me siga no LinkedIn

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page