“A paciência do líder o torna eficaz” - Mauro Moraes
O líder de excelência possui a paciência necessária para lidar com colaboradores em desenvolvimento, clientes nervosos, problemas urgentes e situações inesperadas que podem ocorrer no ambiente de trabalho.
O líder paciente sabe que o tempo gasto em seu escritório para planejar não é inútil. É preciso estabelecer metas de curto, médio e longo prazo e descobrir os meios para alcançá-las. O líder paciente é alguém que desenvolveu a habilidade fundamental de fazer a coisa certa, do jeito certo, na hora certa. Ele sabe que por vezes é necessário esperar.
“Aquele que tiver paciência terá o que deseja”
Benjamin Franklin
Ser paciente capacita-nos a mantermos o autocontrole em situações difíceis ou em que somos contrariados. O líder paciente mantém o equilíbrio e lida de uma maneira mais racional, em tais momentos não é fácil conciliar opiniões diversas, pois cada um pensa de forma diferente.
O líder que deseja alcançar o máximo de seu potencial, precisa desenvolver domínio absoluto sobre seu pensamento e usá-lo para canalizar sua energia física, mental e espiritual, visando ao fim específico que definiu como seu propósito de vida.
“Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento”
Isaac Newton
Algumas características dos líderes pacientes:
- Respiram fundo e esperam a hora oportuna
- Acreditam que a oportunidade virá
- Através da paciência tornam líderes mais acessíveis, maleáveis e gentis
- Encaram a vida de forma otimista, pois interpretam que viver é uma arte que se desenvolve atuando da melhor forma possível.
“A paciência é uma árvore de raiz amarga, mas de frutos muito doces”
Provérbio Persa
- São um agente pacificador do ambiente onde vivem
- Criam vínculos de cordialidade entre as pessoas
- Sabem ouvir seus colaboradores com atenção
“Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência… sempre”
Hermann Hesse
- Conduzem a empresa como um corpo coeso e harmônico
- Não têm medo de desaparecer e de até ser esquecido
- Investem todo tempo necessário para planejar
Como você pode aumentar sua paciência:
- Busque autoconhecimento, obtendo uma maior consciência dos desafios que estão por vir, trabalhando sua resiliência
- Redefina o significado de velocidade, trabalhar em um ritmo lento e suave reduz erros e remendos. Os líderes pacientes não confundem velocidade operacional (movendo-se rapidamente) com velocidade estratégica (reduzindo o tempo que leva para entregar valor)
- Não julgue, às vezes gastamos muita energia questionando os demais. Pensando nas coisas ruins que as pessoas fazem ou no que elas poderiam ter feito, por si só, o ato de julgar os demais é adotar uma postura hostil diante da realidade. Essa hostilidade, muitas vezes, se traduz em intolerância e, esta, por sua vez, leva à impaciência.
- Agradeça a sua paciência, manter um diário sobre coisas pelas quais você é grato aumenta a generosidade com os outros e diminui o estresse, aumentando o nível de paciência
- Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
“Ser um líder PACIENTE, o ajudará a inspirar seus liderados!”
Mauro Moraes
Me siga no LinkedIn
תגובות