“Um bom Líder é aquele que demonstra seu compromisso através de ações e não por palavras”
Mauro Moraes
O líder de excelência cria o compromisso de apoiar e desenvolver seu time, buscando a eficiência e eficácia de cada integrante do grupo, para atingir os objetivos do grupo.
Os líderes devem incentivar o crescimento de todos da equipe, ser comprometido com o treinamento dos colaboradores, ajudá-los a crescer e se tornarem a próxima geração de líderes. Quando líderes mostram compromisso com o crescimento da equipe, os colaboradores se sentem motivados a retribuir, expressando sua gratidão ou lealdade, se dedicando ainda mais ao trabalho.
Os líderes comprometidos possuem certas características em comum:
- Assumem suas responsabilidades, é preciso que o gestor assuma de frente sua função e procure dissolver obstáculos que sua equipe possa encontrar pela frente. Quando um gestor assume, verdadeiramente, o cargo de líder ele abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso com muito mais rapidez e facilidade. O líder comprometido assume a responsabilidade pelo sucesso das tarefas e pela segurança, estabilidade e confidencialidade do grupo
- Demonstram ética e forte senso de segurança
- Estão bem preparados e estimulam a excelência individual
“Existem pessoas que apenas querem que algo aconteça e outras que tomam uma atitude e fazem acontecer”
Michael Jordan
- Demonstram abertura a novas ideias e nutrem o aprendizado organizacional, os líderes devem assegurar que estão abertos a aprender e mudar. Portanto, tente iniciar discussões para solucionar problemas sem um motivo ou resultado específico, apenas para incentivar a troca de ideias, sem julgamentos, até que todos tenham falado
- Estão plenamente presente, em termos físicos e afetivos, praticando com sinceridade a escuta ativa
- Criam uma sensação de conexão e pertencimento, líderes que se comunicam abertamente, com frequência e que criam sentimentos de fracasso/sucesso como sua equipe conseguem construir uma forte base para a conexão com seus funcionários
“Um bom líder é aquele que leva um pouco mais do que a sua parte devida de culpa pelos fracassos e um pouco menos do que a sua parte do crédito pelo sucesso”
John Maxwell
- Participam plenamente das tarefas, apoiando as dificuldades que possam aparecer
- Respondem às perguntas de todos para manter o grupo focado na execução das tarefas, se comunicam abertamente e com frequência com sua equipe
- Tomam consciência das próprias barreiras pessoais e aprendem a deixá-las de lado
“Todos nós somos diariamente confrontados com uma série de grandes oportunidades que surgem brilhantemente disfarçadas de situações impossíveis”
Chuck Swindoll
- Reconhecem os limites pessoais, um verdadeiro líder sabe que os membros de sua equipe possuem seu próprio espaço. Isso significa respeitar os limites pessoais de cada um dos integrantes e não ser invasivo no que se refere à sua privacidade. É preciso saber trabalhar suprindo as expectativas de seus colaboradores, respeitando os limites de cada um, entre líder e subordinado
“O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias”
Ronald Reagan
- Sabem tomar decisões assertivas! Os líderes comprometidos são bastante conhecidos por saberem “apagar incêndios”, resolver aqueles “pepinos e abacaxis” que parecem ser o fim do mundo. Os verdadeiros bons líderes devem ser tomadores de decisões e geradores de novas ideias, que possam desafiar os negócios
Líderes que pretendem influenciar pessoas, desenvolver talentos, formar equipes de alto impacto e obter resultados positivos, enfim, que estejam comprometidos com pessoas e resultados, devem:
1.Prezar mais por produtividade
Horários flexíveis, metas e atividades claramente especificadas e feedbacks contínuos fazem parte de uma cultura de trabalho focada em produtividade e não em horas de trabalho cumpridas.
2.Definir objetivos claros constantemente
Isso reduz a importância do tempo e da forma como os colaboradores exercem suas atividades, minimiza a força da hierarquia e propicia uma gestão mais horizontal, uma forte tendência em gestão. Para que isso funcione bem, o líder deve negociar com sua equipe objetivos claros, específicos, com etapas pré-definidas e atingíveis para que o colaborador saiba o que precisa ser feito e para quando.
É necessário definir estratégias de acompanhamento em etapas intermediárias da execução das atividades (via relatórios, calls ou reuniões periódicas). Além disso, é preciso praticar a comunicação eficaz e eficiente da equipe, a transparência na execução das atividades e a melhoria contínua da dinâmica de trabalho.
“Para se tornar um grande líder, você tem que fazer as pessoas quererem seguir você, e ninguém quer seguir alguém que não faz ideia de onde está indo”
Joe Namath
3.Usar as tecnologias a favor da liderança
O líder precisa estar acessível a seus colaboradores, ainda mais quando o face a face é menos frequente, no caso de equipes em regime de home office. A boa notícia é que estão disponíveis uma infinidade de tecnologias para manter as pessoas distantes próximas, sejam os programas e aplicativos de comunicação, como Skype ou Whatsapp, ou os aplicativos colaborativos de gestão de conteúdos e ações, como o Evernote, Asana, Quip, Podio ou Weekdone ou os já clássicos e-mails e telefonemas.
O alerta é que todas essas ferramentas precisam ser bem gerenciadas pelo líder, que é o espelho para a forma de usar esses recursos. Por exemplo, se ele cria um grupo de whatsapp com os membros da equipe, mas não estimula a troca de mensagens condizentes com os objetivos de trabalho ou pouco participa do grupo, o líder não pode considerar que está usando efetivamente a tecnologia a favor do desempenho da equipe e do exercício da liderança.
“Ser um líder COMPROMETIDO, o ajudará a inspirar seus liderados!”
Mauro Moraes
Texto por Mauro Moraes – Colunista Gente Mais
Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança
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