top of page
Tati Souza

Lições que aprendi com o Coronavírus

A pandemia já está aí há mais de um ano, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda podem se sentir perdidas com essa situação tão difícil.


Por isso, gostaria de compartilhar algumas lições que aprendi por causa do Coronavírus:

1- A principal defesa contra a doença é a informação

O conceito de fake news já é um problema da nossa sociedade muito antes da pandemia, mas com ela, nosso cuidado com informações falsas deve ser redobrado. Eu mesma já recebi inúmeras mensagens sobre métodos surreais para prevenir e curar a doença ou sequelas catastróficas da infecção no corpo humano.

(A gente fica um pouco perdido e sem saber no que acreditar, né? Por isso, eu sempre escolho me informar por veículos específicos, oficiais ou bem conhecidos e conceituados. Por exemplo, você sabia que o Ministério da Saúde criou um aplicativo - "Coronavírus SUS” - ainda no início da pandemia, para desmentir informações falsas e orientar as pessoas sobre a covid-19?

Outras fontes de informação seguras que tenho acessado são as atualizações da Organização Mundial da Saúde e a cobertura de jornais confiáveis.

Eu sei, às vezes, você recebe uma notícia preocupante, vindo de alguém que você confia (um familiar, por exemplo) e, na maior boa vontade, se sente na obrigação de repassá-la o mais rápido possível. Mas tenha calma, verifique se aquela informação procede, procure em mais veículos de informação se ela tem alguma base e, só se tiver certeza de que é verdade, repasse! Lembre-se do mantra: “na dúvida, não compartilhe”!

2- Home Office

Em toda a minha vida profissional eu nunca tinha experimentado a forma de trabalho em casa. E o que eu tenho a dizer sobre a minha experiência é: eu amei! Quase não senti falta das reuniões e contatos presenciais e sinto que o tempo rende muito mais.

Comecei a me questionar se realmente é necessário toda uma estrutura para que o nosso negócio se desenvolva, já que dessa maneira ganhamos muito mais flexibilidade. O time se sente mais confortável, tranquilo e estão trazendo novas ideias.

A transição de muitos cargos para o home office já era uma tendência natural, com os avanços tecnológicos. Acontece que a pandemia acelerou extremamente este processo. Não se engane, no futuro, com a pandemia indo embora, o home office irá virar cada vez mais tendência, ao invés de acabar.

3- Família

Com o regime home office e a diminuição dos compromissos e eventos, tenho tido mais tempo e flexibilidade para estar com meus filhos. A experiência de conseguir tomar café da manhã juntos e passar mais tempo fazendo alguma atividade, é impagável. Acho que uma das lições que vamos levar dessa crise, é que devemos dar mais valor a nossa família, porque isso é o que importa acima de tudo.

4 – Imunidade

Sempre, durante uma pandemia ou fora dela, devemos nos preocupar com nossa saúde física e mental. Mas é inegável que, em um momento como este, o foco na saúde é ainda maior. Muita gente - eu mesma inclusa - começou a se cobrar mais para ter uma alimentação saudável, ingerir mais água etc. O problema é que seu corpo não vai dar um boost no sistema imune e ficar mais forte do dia para a noite. Então, é necessário manter uma rotina saudável sempre. Vivenciar um momento tão crítico para a saúde pública com certeza mexeu comigo e eu vou levar esses cuidados com minha saúde para minha vida toda!

5- Não estamos sozinhos: solidariedade, confiança e cooperação são requisitos para vencermos o vírus

Você pode achar que sou ingênua ou idealista demais ao ler isso, mas a mais pura verdade é que não venceremos sozinhos a crise atual. Você já deve ter visto o esforço global para o desenvolvimento de vacinas, com tecnologia chinesa, sendo testada no Brasil e produzida na Índia, por exemplo. Isso vale na sua vida pessoal e de trabalho também!

Temos visto a potência que a solidariedade, confiança e cooperação atingem quando juntas. A população de risco, como pessoas idosas, têm sido gentilmente ajudadas por seus vizinhos nas atividades mais cotidianas. Você já deve ter visto aqueles bilhetes de jovens se oferecendo para ir ao supermercado né?

Além disso, instituições de pesquisa compartilham os resultados de análises fundamentais para as estratégias de combate e prevenção. E as nações que já passaram por experiências semelhantes compartilham seus aprendizados com o intuito de ajudar países com pouca prática ou recursos.

Que depois disso, a gente possa levar a vida com muito mais empatia e amor ao próximo, porque mesmo com o fim do isolamento, ainda vamos precisar uns dos outros.

Bom essas foram as lições que aprendi desde o início da pandemia, se quiser me contar o que aprendeu estou aberta para troca de experiências. Mas se você gostou deste artigo compartilhe com a sua rede!!!


42 visualizações0 comentário

Komentar


bottom of page