top of page
Diana Ceolim

Inteligência emocional para as ações no pós pandemia

Infelizmente, chegou um momento de rever como tudo pode acontecer. Vivenciamos um horizonte vasto de pessoas, alunos, professores e pais, sociedade, famílias inteiras que estão reféns de uma Pós Pandemia. No decorrer de longos dois últimos anos, regada de medo, insegurança, dor, luto, emoção.

Sem rumo. Esta foi a frase que viralisou, circulou por centenas e quem sabe milhares de pessoas, que frente a uma ação.


A rotina exaustiva sem rumo, amedronta, espanta e aniquila os momentos de prazer. Em pesquisa recente da OMS, 86% dos Brasileiros , apresentam algum tipo de dificuldade com doenças mentais, e acelerou este quadro durante a Pandemia. E um grande sofrimento está com crianças onde segundo a pesquisa 16% ficaram expostos a traumas de várias naturezas, somando um prejuízo e danos gravíssimos. Foco, amores, encantos, desejo, energia foram deixados de lado.


Como consequência, surgem problemas como pensamentos negativos, crenças limitantes e ruptura de valores. O ego se sobressai e cala a essência alegre e sonhadora do ser humano. Doenças mentais, como o stress, depressão, ansiedade, não aceitação, negatividade, convívio tóxico. Se sobressai a auto negligência, a falta de auto cuidado, a falta da auto valorização. Impacto emocional, traumas desta natureza e de outras se manifestam neste momento, onde o novo vem para conflitar, o novo vem para mexer e encontrar caminhos. Conhece alguém que se enquadra nesse perfil?


Todos nós somos corpo, mente e espírito. Quando a mente adoece, o corpo e o espírito também são contaminados. A partir da teoria comportamental (do psiquiatra AARON BECK), proponho que cada um realize uma reflexão e avalie os seguintes pontos:


- Como estou?

- Quem sou?

- O que almejo?

- Como farei isso?


Fácil? Não. Ninguém falou que seria fácil. Mas , sim é possível.


Proponha-se a novas tarefas, fazer coisas que nunca havia feito, isso proprciona a ativação de neurônios e como consequência desperta possibilidades e motivação na execução, fazendo você direcionar seu olhar para a possibilidade positiva e deletando, excluindo o negativo.


Treine seu cérebro por 26 dias na sua nova rotina.26 dias é o tempo que a Neurociência orienta para a criar, formular, organizar e executar um novo passo, um novo método, uma nova ação.


Ignore diálogos internos e externos quem vem negativar seu pensamento e sua ação. Somente você tem este poder de escolha.


Sonhe, sonhe diariamente, mas sonhos possíveis, realizáveis. Evite sonhar algo que nunca irá se concretizar. Nosso cérebro e nosso coração precisam sentir a emoção de estar conquistando ou de ter conquistado o sonho, para assim produzir mais ocitocina, hormônio da felicidade e projetar evolução e alcance para novos sonhos.


Para de reclamar. Quanto mais reclamação, mais atração pelo negativo e pelo vício de reclamar por qualquer coisa. Quanto mais nosso cérebro ouvir, mais ele irá agir. Se eu reclamar ele irá reproduzir a reclamação, se ao contrário eu elogiar, eu agradecer , ele irá reproduzir a gratidão, ou a positividade.


Deus em sua infinita bondade deu a todos duas possibilidades, de seguir o positivo ou o negativo. Dependerá somente de mim esta escolha.


Qual o caminho que desejo escolher?


Que esta reflexão seja seu combustível para novas ações.


Dica: Começa pelo primeiro passo.


Avante.


Aquele abraço e até breve.


27 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page