top of page
Pedro Morbach

IDOSOS – Preconceito inaceitável - Respeito e Consideração obrigatórios

Muitos dirão que não há preconceito, mas há sim. No Curriculum a idade não é declarada e, quando é declarada o candidato é descartado na maioria das vezes.


Este comportamento por parte de empresas e de alguns responsáveis pelas entrevistas é silencioso em não incluir o idoso nos processos seletivos e não entendo, pois o idoso tem em muitos casos, experiência, formação específica, já vivenciou situações complexas no dia a dia de seu trabalho, tem maturidade, responsabilidade, confiabilidade, comprometimento e, pode ser referência e ensinar, orientar e treinar os jovens da atual geração a serem menos afoitos a adquirirem conteúdo para o desenvolvimento de trabalhos ágeis e produtivos.


Observei muitas vezes os idosos serem deixados de lado em discussões técnicas sobre um trabalho, projeto ou produto enquanto pessoas mais jovens tentavam sem sucesso solucionar problemas/ questões. Por último solicitavam a orientação do idoso que com muita sabedoria, paciência e um leve sorriso resolvia o problema de modo muito simples pois já havia passado por esta experiência anteriormente. Porque o idoso não pode ter voz ativa e ser segregado ou até esquecido, quando tem toda uma vida dedicada a sua empresa.


Incomoda bastante ver a falta de respeito, a injustiça de profissionais mais jovens com pessoas de mais idade. Em algumas empresas há sim, admiração o respeito e a consideração para com aquele que se aposenta. Exemplos que vivi profissionalmente, chamaram a atenção. Após a aposentadoria do profissional Ele é convidado a assinar um contrato e por 3 anos buscando tecnologia e informações no Brasil e Exterior para a sua área de atuação na empresa. Não tem mais o compromisso do comparecimento diário. É uma forma da empresa dizer MUITO OBRIGADO, CONTINUE NOS AUXILIANDO. Vejam, são pessoas que dedicaram uma vida inteira a empresa e sentem-se recompensados com esta forma gentil e humana de encerrar o contrato de trabalho, sem traumas ou críticas à empresa que os acolheu por tanto tempo. Já pensaram quantas histórias para contar, quanta contribuição, quantos exemplos para todos.


Os jovens ou mais jovens esquecem-se de que hoje atuam na empresa que foi construída por estas pessoas de mais idade que são referências positivas sendo o respeito fundamental. Não passaram da hora, estão com todas as condições de continuar servindo, tem muito a contribuir. Interessante observar que na Europa muitos executivos ao se aposentarem atuam em entidades como o CIME (Comissão Intergovernamental de Migração Europeia) prestando Consultoria a empresas em todo o mundo na sua área de conhecimento.


Neste caso a idade não é questionada, claro pois se o profissional sente-se bem e considera-se produtivo por que não aliar o prazer de viajar por vários países, sendo bem remunerado e aplicando os seus conhecimentos e a tecnologia que domina à empresas que o contratam. O idoso é sim muito útil e deve ser visto com respeito, admiração e agradecimento por tudo que realizou profissionalmente para a empresa. Acolhe-lo nesta fase da vida é mais do que uma obrigação social, é um dever. Pensem nisso, Nós agradecemos.



Pedro Morbach é Head e Job Hunter, Palestrante Motivacional, atua na Pedro Morbach Treinamento e Eventos e é colunista do Portal Gente Mais


9 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page