top of page
Tati Souza

Gestor de Pessoas ou Gestor de Motivos?

Quem nunca ao ouvir a musica do Fantástico não sentiu calafrios?


De acordo com levantamento da IPSOS, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, a maioria da população brasileira (53%) relatou piora da saúde mental neste ano de pandemia. Aumentaram os casos de ansiedade e depressão, crises de pânico, esgotamento emocional e estresse pós-traumático.

Excesso de reuniões, trabalho homeoffice, homeschooling....é muitas são as razões para nos encontrarmos fadigados.


Mas a questão que quero trazer para vocês é: E então...preciso simplesmente aceitar isso na minha vida e continuar do jeito que dá?


Desde que iniciamos a pandemia, entrei numa vibe de extrema produtividade, (novidade né...quem não entrou?) transformei um evento de RH Regional presencial em digital Nacional em menos de 60 dias. Realizei um evento de empoderamento feminino com transmissão para 7 países e ainda escrevi um livro.


Precisei mudar totalmente os serviços prestados pela minha empresa de consultoria e treinamento...e...ao final de 2020 eu estava esgotada...mas feliz!


Em 2021 eu pensei: Agora tudo vai ser diferente! Vou tirar o pé do acelerador e vou equilibrar mais minha vida pessoal e profissional. E nada!


Mas e agora Tati em 2022 o que você escolheu fazer? Vixe, continuei...tudo na mesma loucura de sempre, colhendo os frutos plantados desde a pandemia.


Entretanto o estranho é ouvir maioria das pessoas que convivo dizendo: Tati você vai adoecer trabalhando tanto assim....e que coisa...nem gripe eu pego.


Mas preciso confessar...ao longo do processo, perdi muita gente por cansaço.


E então comecei a me questionar: O que eu tenho de diferente do restante da minha equipe?


A verdade é: o MOTIVO.


Iniciei 2022 pensando diferente. Queria uma equipe que funcionasse por motivo. Selecionei e entrevistei muitas pessoas...assim que elas iniciaram o trabalho fiz um processo de integração um pouco diferente: Fiz um processo focando nos motivos de cada um...e então criamos um grande quadro de sonhos.


E isso...mudou tudo.


A solução está em passar a olhar o trabalho não apenas como uma necessidade, mas sim como uma ponte...que nos levará a realização de vários desejos.


Não se engane: Seu trabalho não é seu sonho.

O que você faz com o dinheiro que ganha com seu trabalho é seu sonho.


E se você não tem motivos claros...você se perde no meio do caminho, ou desiste quando o caminho ficar muito árduo.


Se você não ajuda seu time a ter metas (pessoais) claras, eles trabalham apenas pelo dinheiro e não pelo motivo.


Então vou te ensinar como eu estabeleço minhas metas e como eu gerencio minha equipe por motivos.


Tudo começar em você estabelecendo sua METAS:

Meu Desejo – Estabeleça algo que deseje com toda força.

Escolhas – Faça escolhas que te aproximam desse desejo. Sim, nunca dá pra escolher tudo.

Teste – Agora veja se fez a escolha certa, colocando em check suas escolhas.

Ação – Se o teste estiver ok, siga em frente de forma sistêmica, sem parar no meio do caminho.

Sentimento – Olhe em volta e veja que sentimento está gerando em você e nas pessoas a sua volta.


Cuidado, não vai pensando que ao ajudar seu time a clarificar seus desejos, eles vão ficar para sempre grudados em você...porque ao você deixar claro para a pessoa que ela é capaz de qualquer coisa se tiver um claro motivo em vista, isso fará com que muitas vezes eles batam asas.


Podemos encontrar também os que fingem que tem um motivo...mas na verdade ainda não conseguiram criar um motivo verdadeiro...esses vão desistir quando tudo ficar difícil.


Mas você vai encontrar, aqueles cujo os motivos estão tão conectados aos seus, que a simbiose acontece sem esforço, simplesmente em entram em flow.


Mas Tati, ainda não consegui clarificar meu desejo e agora?


Me permita nesse momento lhe conduzir a uma reflexão: Se você tivesse um desejo do gênio da lâmpada a lhe ser concedido? Qual seria esse desejo?


Muito bem, pode estar aí o seu grande motivo!



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page