Você é feliz? Ao se olhar no espelho, gosta do que vê? Se sente realizado com sua vida?
A felicidade é um desejo incessante de todo ser humano. A busca por estabilidade financeira, por um trabalho melhor e mais prazeroso, por uma carreira de sucesso, uma casa maior, bens materiais, amigos, viagens e por aí vai. O fato é que o ser humano nunca está satisfeito consigo mesmo e sua vida. Quanto mais se tem, mais se quer e esse ciclo não se encerra. Se a felicidade está nas conquistas que desejamos, então como alcançá-la de verdade?
Mas afinal de contas, o que é felicidade? Será que é possível se contentar com a vida que temos sem esperar algo maior? Qual é o segredo desse sentimento que consegue proporcionar bem-estar, bom humor e uma sensação de alegria e realização plena aos indivíduos?
De acordo com uma pesquisa com 5 mil americanos da Califórnia, a felicidade é contagiosa. Quando se está feliz, esta sensação é transmitida aos familiares, amigos e pessoas próximas. Segundo este estudo, a felicidade seria como uma onda de boas vibrações que transmitimos e recebemos de volta.
A felicidade não está na conquista de um carro novo, na mudança de um cargo e nem mesmo no nascimento de um filho, ela é um estado de espírito. É uma decisão única, pessoal e permanente. Essa busca por coisas e mais coisas, na verdade, não passa de um engano para satisfazer um vazio que só a felicidade plena pode preencher.
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”. Já dizia Carlos Drumond de Andrade. A felicidade está nas coisas simples da vida. Desde o decidir acordar com bom humor, se olhar no espelho e decidir ser feliz, aproveitar a vida ao máximo, curtir o hoje mesmo com os problemas e desafios que enfrentamos no dia a dia. Ser feliz é ver nas pequenas coisas uma verdadeira razão para viver. É ser grato pelo maravilhoso milagre de existir, e ver uma situação positiva até mesmo nas situações difíceis. É se amar, se aceitar, se perdoar e perdoar o próximo também.
Ser feliz está ligado com o fato de você se conhecer de verdade. É saber quem é você, saber de onde você vem, saber qual o seu propósito de estar aqui, é saber qual o seu talento e o que você pode fazer com ele, é saber o que você vai deixar para os que ficam no dia que você se for.
Que a felicidade não dependa de dinheiro, do tempo e nem da sorte, mas sim de uma simples atitude. Que possamos encontrar esse sentimento tão precioso nas coisas simples da vida. Seja ela de dentro para fora. Pois só a partir do momento que decidirmos e jogarmos fora tudo o que não é bom, poderemos conquistar a tão sonhada felicidade.
A verdadeira felicidade é aquela que brota no fundo da nossa alma e contagia aqueles que estão ao nosso redor, é um estado de espírito que emana no nosso ser e transcende tempo e espaço. Felicidade é uma escolha, é uma decisão. Portanto, escolha ser feliz, espalhe, semeie a felicidade por onde andares e ajude a tornar a vida do teu próximo, um pouco mais feliz.
Dirceu Schallenberger é Mentor, Palestrante, Formação Terapêutica em Constelações Familiares, Coaching e Desenvolvimento humano e colunista do Portal Gente Mais.
Comments