top of page
Diana Ceolim

FAÇA AS PAZES COM A VIDA

Por que inúmeras pessoas passam os longos dias de sua vida achando que nada tem valor. E o pior que isso, é que o mundo estas ficando lotado de seres humanos desacreditados e que almejariam não estar mais em seu lugar, ou ainda ele mesmo está satisfeito se pudesse sumir do mundo ou quem sabe teria a coragem de tirar a própria vida tentando achar uma explicação para tanta insatisfação.


Um certo homens, todo poderoso, rico, cheios de bens, não encontrava respostas. Fazia perguntas e mais perguntas e não encontrava respostas. Sem reserva ele começou a chorar e disse que seu pai o havia abandonado ainda na infância saindo de casa para morar com outra mulher, ele lembrou que ficava na Janela de casa por horas na esperança de ver seu pai chegando para vê-lo. Mas isso nunca aconteceu. Cresceu com a certeza de que nunca havia sido amado por ele, ainda em lágrimas disse que daria tudo para ganhar um abraço de seu pai e para ser chamado de filho porém como sabia que isso nunca aconteceria mantinha uma mágoa por todos esses anos.


Mas Diana , com tamanha dor, com tamanha ferida, é possível avançar na busca da paz? Sim. Mesmo que com muita resistência, o primeiro passo a ser trabalhado, está relacionado em oferecer ao pai, o que desejava ter recebido. Mas Diana, trata-se de algo difícil. Sim, nada é fácil e mais ainda quando trata-se de sentimentos e relacionamentos. Mas é possível, inúmeras vezes precisa, abrir mão de EGOS, mágoas e rancores para poder avançar até a paz. Nosso cérebro tem um poder extraordinário tanto positivamente como negativamente. Vamos entender, podemos destacar alguns episódios diários que promovem interação saudável entre os cérebros desencadeando bem-estar para o corpo todo gerando felicidade: perdão, carinho e altruísmo.


Estou falando aqui de três comportamentos positivos que fazem bem.


Perdão:

Hoje o perdão é um dos assuntos mais abordados e debatidos. Por que todos nós já fomos de alguma forma, magoados por alguém e tivemos que escolher se perdoaríamos ou não, algumas mágoas passaram rápido, mas outras insistiram em continuar em frente por décadas. Fofocas, menosprezo ou ingratidão.

Talvez você tenha se decepcionado com alguém, pessoas com quem você tem dedicado tempo e afeto, confiar em alguém que na primeira oportunidade que teve traiu com frieza.


O perdão deve ser o ingrediente indispensável para uma vida repleta de satisfação. O seu cérebro vai agradecer. O rancor e a mágoa são considerados extremamente prejudiciais para o cérebro e para o resto do corpo pois libera os hormônios do estresse potencializando riscos cardíacos aumentando as chances de desenvolver doenças mentais como, ansiedade e depressão, além de perturbar o sono.


Um estudo italiano revelou aspectos bem interessantes sobre perdão: O perdão, estimula o córtex pré-frontal na tomada de decisão consciente, além de ser um nível de maturidade. Isso significa que assim que alguém nos ofende a primeira região do cérebro a ser ativada é a região que nos leva a refletir e decidir o que fazer diante da situação, por isso insisto em dizer, perdoar é uma questão de decisão. O perdão também auxilia na liberação do hormônio Ocitocina, hormônio da felicidade. O perdão segundo pesquisas, traz alívio imediato ao cérebro e a pressão arterial e a frequência cardíaca, enquanto o desejo de vingança libera o cortisol, hormônio do estresse gerador de muitas doenças e sobre a vingança, falarei no próximo artigo.



Diana Ceolin é Palestrante, Mentora, Empresária, Funcionária Pública e colunista do Gente Mais Portal

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page