top of page
Equipe Gente Mais

Excesso de produtividade ou excesso de procrastinação?

Excessos, excessos e excessos... Vivemos em uma sociedade atual onde tudo é levado ao extremo, encontrar o meio termo é quase um impossibilidade.


Vemos pessoas desistindo pelo desgaste do excesso de produtividade, e pessoas nem tentando pelo excesso de procrastinação.

Poderíamos dizer que a produtiva está em rumo ao sucesso, a realização, aos próprios sonhos, mas, o que acontece quando a longo prazo o “ser produtivo” toma o total espaço do “ser humano”? Onde essa pessoa, mergulhada constantemente na necessidade de se provar, fazer e ser, se encontrará quando estiver correndo tanto que na linha de chegada ela não terá mais forças para dar o único passo que ela precisa para vencer a maratona?

Por outro lado, também poderíamos considerar a pessoa procrastinadora como alguém que vive sua vida no seu tempo, conforme suas demandas, realiza pequenos desejos cotidianos que a deixam feliz, que a deixam descansada, que vive uma vida dia após dia da maneira que ela se sinta confortável, mas o que acontece quando o “ser procrastinador” toma total lugar do “ser sonhador”? Onde essa pessoa, afundada no raso do cotidiano e na possibilidade de deixar tudo para depois, se encontrará quando estiver na maratona e só ver no final do tempo que nem havia saído da linha de largada?

Só temos uma vida, só temos uma Terra, só temos o momento presente. O passado já foi e o futuro ainda não é nosso, então o que você irá fazer com o que ainda está em suas mãos?

Por mais que seja QUASE uma impossibilidade, o equilíbrio ainda não é impossível. Não podemos viver uma vida no piloto automático querendo ser perfeitos em todo o tempo, vivendo cada segundo do dia trabalhando, fazendo, realizando... precisamos dar o tempo necessário a cada período. Você precisa fazer com que o seu sonho se realize, mas você também precisa fazer com que seu corpo aguente esta longa jornada, e que sua mente torne disso uma vida agradável e vivida com inteligência emocional e saúde mental, não basta realizar, precisa valer a pena!

Da mesma forma, vivemos uma vida única e que necessita de sonhos, objetivos e projetos. Somos seres humanos movidos a alcançar algo, e caso isso não tenhamos nada a alcançar, então perdemos o sentido de ser. Não podemos desperdiçar uma vida toda vivendo de forma medíocre, movidos a terminar mais um dia, precisamos viver mais um dia, para viver uma vida toda realizada, e precisamos fazer com que aconteça. Deixar para depois parece algo fácil, mas difícil mesmo será quando chegar no prazo final e você perceber que nada valeu a pena.

Descanse e faça, se cuide e tente mais uma vez. Encontre o seu equilíbrio e faça tudo isso valer a pena, com certeza você será mais feliz do que engolido por um extremo!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page