top of page
Pedro Morbach

ESTÁGIO: Como ser bem sucedido

O estágio é uma importante etapa para o aprendizado e crescimento profissional. Levar a sério, deixando de lado pequenas exigências e investindo muito com dedicação, ousadia, arrojo, entusiasmo e principalmente interesse no aprendizado. Uma perfeita sintonia entre você e o gestor fará toda a diferença. Explico porque: o estágio tem um período determinado e, se Você conseguir apreender tudo a que se propõe, ótimo.


Caso contrário perde uma ótima oportunidade de aprendizado. Na minha época existiam ciúmes de quem comigo atuava, pois diziam que Eu me preocupava mais com os estagiários do que com os efetivos. Claro, pois o estagiário tem um tempo determinado de permanência na empresa e os demais, não.


As empresas citam que os estagiários apresentam muitos problemas comportamentais como agressividade, arrogância, sem iniciativa ou vontade de aprender e evitam, como se fala, colocar a mão na massa. Há um desinteresse também em conhecer mais a empresa, sua cultura, seu momento hoje e possibilidades que Ela oferece de aprendizado. Muitos não estão dispostos a sugerir formas diferentes de fazer o mesmo trabalho. Há muito interesse por temas básicos e não assuntos de sua carreira profissional. Alguns demonstram falta de ética e desrespeito à filosofia da empresa e de seus Gestores e não respeitam os funcionários mais antigos. Usam gírias com erros graves de português ao falar e escrever e usam roupas inadequadas para o trabalho.


Os Estagiários citam no que lhe concerne que há uma falta de sintonia entre a formação e o trabalho realizado no seu dia a dia, desenvolvendo serviços de menor importância do que poderiam realizar. Alguns reclamam de condições básicas para o trabalho como computadores. Outros colocam que o programa de estágio deve estar vinculado à grade curricular, não se tendo espaço para negociar com a área de atuação e o responsável pelo Programa de Estágio do RH as modificações necessárias para um bom aproveitamento do período na empresa.


Liberdade para opinar sobre projetos e tomar decisões são pontos que os estagiários observam, além de que são muitas vezes alocados em áreas que nada tem a ver com a sua formação escolar (mão de obra barata). Os acompanhamentos sobre o desempenho dos candidatos não existe, tornando o período pouco produtivo para o aprendizado.


É importante ressaltar que se o estágio não estiver agradando, leve ao conhecimento do seu gestor e do responsável pelo estágio –RH a sua insatisfação, porém se estiver em sua área de atuação e satisfeito dedique-se ao máximo, superando expectativas, sendo acessível, perguntando muito e colocando-se à disposição para mais desafios. Conquiste a admiração de todos e lute por uma efetivação, que se não existir, Você vivenciou e aprendeu. Acredite sempre em novas oportunidades que podem surgir na conclusão do estágio ou após quando houver a abertura de vagas em que você pode ser considerado na empresa. Dedique-se muito e sempre, as portas se abrirão à aqueles que sabem fazer um bom autoinvestimento. Boa Sorte.


Pedro Morbach é Head e Job Hunter, Palestrante Motivacional e Colunista atua na PEDRO MORBACH Treinamento e Eventos Ltda.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page