top of page
Daniel Luz

Enquanto houver bambu, haverá flechas

Qual é o significado simbólico de um bambu?

O bambu é um símbolo de longevidade por causa de sua durabilidade, força, flexibilidade e resiliência. Ele sobrevive nas condições mais adversas.

A parábola do bambu chinês nos ensina lições sobre paciência, fé, perseverança, crescimento e desenvolvimento e o mais importante… potencial humano!

Como qualquer planta, para florescer o bambu chinês requer cuidados – água, solo fértil, sol. No primeiro ano, não há sinais visíveis de atividade ou desenvolvimento. No segundo ano, novamente, nenhum crescimento acima do solo. E o terceiro e quarto, ainda sem sinais. A paciência é testada e começamos a nos perguntar se nossos esforços serão recompensados.


Finalmente no quinto ano – voila! Há crescimento... e que crescimento! A árvore de bambu chinesa cresce quase 30 metros em apenas seis semanas!


Então a pergunta é: a árvore de bambu chinesa realmente cresce 30 metros em seis semanas? Ficou adormecido por quatro anos apenas para crescer exponencialmente no quinto? Ou a pequena árvore estava crescendo no subsolo, desenvolvendo um sistema radicular e uma base estável forte o suficiente para sustentar seu potencial de crescimento externo no quinto ano e além?


Se a árvore não tivesse desenvolvido um forte alicerce invisível, não poderia ter sustentado sua vida enquanto crescia.


Assim como uma casa precisa ter uma base sólida para sobreviver. O mesmo princípio vale para pessoas, sucesso e carreiras. As pessoas, labutando em direção aos seus sonhos e objetivos, construindo um caráter forte enquanto superam as adversidades e os desafios, desenvolvem a forte base interna para lidar com o sucesso.


Se o agricultor tivesse desenterrado sua sementinha todos os anos para ver se estava crescendo, ele teria atrofiado o crescimento da árvore de bambu chinês tão certo quanto um passarinho está condenado se for libertado de sua luta de romper a casca prematuramente. A luta no ovo é o que dá ao passarinho a força para crescer e florescer, assim como a tensão contra os músculos à medida que nos exercitamos fortalece nossos músculos, enquanto os músculos deixados sozinhos logo se atrofiam.


A árvore de bambu chinesa é uma parábola perfeita para nossa própria experiência com crescimento e mudança pessoal. E mudar nunca é fácil. Muitas vezes, os sinais de progresso são lentos, frustrantes e às vezes pouco recompensadores.


Mas vale muito a pena... especialmente se pudermos ser pacientes e persistentes.

Enquanto houver bambu... paciência, fé, perseverança, crescimento e desenvolvimento e o mais importante… potencial humano, haverá flechas... alvos a serem alcançados, projetos a serem concluídos e metas a serem atingidas.



65 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page