“Conselho se fosse bom não se dava, vendia” obviamente o que tem de gente “vendendo” conselho sob a alcunha de consultoria aumentou exponencialmente.
“Conselho se fosse bom não se dava, vendia” obviamente o que tem de gente “vendendo” conselho sob a alcunha de consultoria aumentou exponencialmente. Isso não é diferente quando falamos em boas práticas empresariais, para cada indivíduo que perguntar, dependendo da sua área de atuação a resposta será diferente, alguém de compliance certamente terá uma visão bem diferente que o pessoal de vendas, não significando que nenhum dos sois estejam errados.
Quando o tema é Pessoas nas Empresas as boas práticas tem uma infinidade de ações, mas gostaria de falar de 5, que julgo as mais importantes e que incrivelmente não são tão comuns, mesmo em empresas bem presentes nas top 100 do mercado.
E lá vamos nós:
Tratam bem os funcionários, oferecendo salários adequados e benefícios atrativos
O fim da barganha de um funcionário é seu desempenho e esforço. O seu é o ambiente de trabalho e a remuneração. Se você não entregar, eles também não. Se você se comprometer a dar o máximo que puder, seu pessoal refletirá isso de volta para você.
"Se sua empresa fizer um bom trabalho mantendo seus funcionários, você desenvolverá advogados de empregadores que se tornarão influências internas positivas e campeões da comunidade para sua organização".
Seu povo é seu exército no campo de batalha dos negócios. Não espere vencer muitas batalhas armadas com lanças (uma força de trabalho medíocre) enquanto sua concorrência se armar com metralhadoras (funcionários excepcionais). Se você não pode ver o valor desse investimento, então boa sorte tentando conquistar o mundo com algumas lanças insignificantes.
Elas têm um grupo principal de pessoas chave que estão na empresa há muito tempo.
Inovação é um tema muito discutível quando estamos falando de pessoas com muito tempo na empresa, pois os funcionários que estão na empresa há muitos anos têm um conhecimento considerável da cultura da empresa e de seus produtos e serviços. Eles passaram por muitas mudanças no local de trabalho e, consequentemente, entendem o que funciona e o que não funciona. No desempenho de suas funções no dia a dia, eles desenvolvem uma forte base de conhecimento, o que pode resultar em maior produtividade se estiverem no lugar certo e, ainda, tiverem sido treinadas para mudar sempre que necessário, eles podem ser um sistema de suporte inestimável para novos funcionários e absorção de novas tecnologias.
Enfatizam o treinamento, tanto em novas tecnologias quanto no desenvolvimento dos funcionários.
Capacitar pessoas sempre foi a fórmula de sucesso de grandes empresas, mesmo quando não eram grandes. Investir nos treinamentos certos, comparando com aquilo que é necessário para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio certamente vai dar para a sua companhia um lugar de destaque. No passado as tecnologias do futuro eram distantes, hoje, o quanto antes você testar e colocar para funcionar algo novo maiores são as chances de sucesso, para isso tenha pessoas pensando no novo e as capacite para isso. Pessoas capacitadas para aprender criam o mundo novo que vemos todos os dias. Nunca uma prática será mais eficiente que treinar, treinar e treinar.
Mantem o foco e sabem o que eles fazem bem.
Olhe as pessoas além dos currículos. Ter um planejamento “além do estratégico” é olhar o que seu negócio pode fazer além do que ele faz e o que as pessoas que lá estão podem fazer além do que elas sempre fizeram de forma curricular. Pessoas da operação em recursos humanos, da contabilidade em operações e assim seguem as diversas mudanças que tenho visto por aí. Entenda o que seu time é capaz de fazer de novo, crie comitês de inovação que podem ir além do que já fazem hoje e verá seu negócio reinventado em uma velocidade que nunca imaginou.
Reconhecem quando a nova tecnologia pode render e não tenha medo de saltar para uma tecnologia avançada, mas desconhecida.
Novas tecnologias sempre encontraram “testas franzidas” nas empresas, comentários como “Quem já usa?”, “Seremos cobaias?” ou “Deixe a tecnologia amadurecer” era o que mais se ouvia. Nos dias atuais aderir à novas tecnologias e sistemas pode significar sair na frente do seu concorrente ou oferecer ao seu público interno uma ferramenta que facilite o trabalho. Isso tem se mostrado tão verdadeiro, que as ferramentas para uso pessoal nos telefones celulares se popularizam com uma velocidade incrível, desde que sejam fáceis e usuais, é claro! Tenha canais para testar novas tecnologias e, principalmente, ouça o mercado, sem julgamentos, pois vai ver muitas coisas que certamente não tem nenhuma aplicação para seu negócio, mas se surpreenderia com o que tem por aí!
Poderiam ser muito mais...
Comments