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Tati Souza

Distância entre o mercado e as universidades

Uma vaga está em aberto na sua empresa. Você anuncia e vários candidatos muito bem qualificados aparecem. Você seleciona um deles, ele começa a trabalhar e os resultados te surpreendem, superando suas expectativa.


Bom dia! Você acabou de acordar! Tudo isso não passou de um sonho, pois sabemos que não é tão simples na vida real.

Quem trabalha com Recrutamento e Seleção (R&S) sabe que é na juventude que se encontram os valiosos talentos. Difícil é garimpar nesta faixa etária! Sim, há jovens com grandes talentos inovadores, mas, para achar este jovem, você provavelmente passará por experiências bem decepcionantes com outros jovens totalmente despreparados.

Esse é o reflexo de cursos universitários cada vez mais deslocados das necessidades práticas do mercado de trabalho. Em geral, os cursos focam demais na parte teórica e os conceitos são estudados de maneira desconexa. A presença de atividades práticas verossímeis à realidade do mercado é quase nula.

Naturalmente, é comum que, logo após a graduação, os recém formados vão em busca de um emprego na área de formação, sem a menor ideia de como funciona o mercado de trabalho. Além de suas competências técnicas, estes profissionais são desprovidos de quaisquer bases de comportamento ou habilidades práticas requeridas nas empresas. Por isso, é fundamental que haja um balanceio entre habilidades técnicas e comportamentais.


A graduação é só o começo!

Não caia, portanto, na falácia de que ter um diploma irá te garantir uma vaga no mercado de trabalho. No mundo real, ser graduado é só o primeiro passo, ainda há uma longa jornada na sua carreira.

Então a culpa é dos jovens inexperientes? Não apenas. Como você pode exigir experiência de um recém graduado se ninguém o contrata? Ninguém nasce experiente e, por isso, muitas empresas falham ao ignorar candidatos jovens com pouca ou nenhuma experiência. Com essas dificuldades, muitos dos mais novos escolhem empreender.


Se, por um lado, essa rejuvenescida no perfil dos empreendedores pode trazer novos serviços e tecnologias, por outro, como a sua empresa pode atrair estes jovens e inovadores talentos? O primeiro passo é buscar uma maior aproximação com as universidades.

Esteja lá para estes jovens, leve palestras, eventos, materiais, faça convênios com as instituições de ensino, leve os estudantes para conhecer seu negócio, absorva estagiários. Assim, você estará contribuindo para a formação completa desses formandos, que serão profissionais mais preparados no futuro.



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