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Tati Souza

De Gerente a Líder – A transição necessária para alcançar Alta Performance

O que diferencia um chefe de um líder? As atitudes!

Os Líderes precisam ampliar a percepção de seus papéis, melhorar performance, desenvolver suas equipes, engajar, incentivar o trabalho em equipe, orientar-se por valores e realizar-se em suas carreiras.


Quase todo mundo sonho em ser um Gestor. Poucas pessoas se preparam para isso.

Funciona mais ou menos assim: Um dia, devido a você ser uma pessoa de muita confiança da diretoria ou de algum superior, recebe o convite para assumir uma área. A preocupação inicial é: Será que estou preparado para isso? Claro que não! A preocupação está em: Quanto vão me pagar a mais para isso.

Desse dia em diante você acredita que é a última bolacha do pacote.


A Causa do problema está no EGO. Algo que nos afasta no nosso melhor. Algo que nos afasta das pessoas. Algo que nos atrapalha em buscar autodesenvolvimento.


“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra” – John C. Maxwell.

Havia uma cidade onde todos eram felizes. Os habitantes conviviam em harmonia e tudo funcionava muito bem. A prisão vazia, o tribunal quase não era utilizado e o cartório dava prejuízo, já que a palavra valia mais que o papel.


Mas, cansado da situação, o prefeito convidou a população da cidade para assistir à inauguração de um monumento que havia mandado construir na praça central. Em meio à solenidade os tapumes foram retirados e, bem ali, na frente de todos, surgiu uma grande forca!


As pessoas então começaram a se perguntar: “Por que aquela forca estaria ali?”


Com medo e desconfiança, passaram a procurar a justiça para dirimir causas que anteriormente resolviam de comum acordo. Começaram a recorrer ao tabelião para registrar documentos porque a palavra empenhada já não tinha tanto peso. E com medo da lei, voltaram a temer os líderes e autoridades.


Diz a lenda que a forca nunca foi utilizada, mas bastou a sua presença para mudar tudo.


A solução não está com como as pessoas te vem, e sim em como você ve as pessoas.

A coisa mais fácil do mundo é se tornar um gerente.

A coisa mais difícil do mundo é ser admirado como um líder.


A alta performance é criada a base de confiança.


Veja se essas dicas abaixo, se alguma forma podem contribuir para que você se torne um líder ainda mais admirado pelos seus colegas de trabalho:


1) Não culpe ninguém pelo resultado do seu time, você é responsável pelo situação que ele se encontra, por isso busque ajuda, busque desenvolver novas competências a cada nova situação;


2) Veja por traz do que os outros não veem, ou seja, busque olhar além do obvio;


3) Saiba sobre os sonhos dos integrantes de sua equipe, pois ali estará a base para eles performarem bem;


4) Crie laços que transcendam o dar ordens, crie laços de confiança e comprometimento.


5) Coloque a pessoa certa no lugar certo. Sem isso, não tem como a equipe performar bem.


Mas cuidado: No decorrer do caminho você será testado, criticado, posto a prova.

E como passar por tudo isso? Tendo ações congruentes com quem você é.


Neste momento quero te fazer algumas perguntas:

Quem é você?

Que tipo de líder você deseja ser?

O que ainda falta?

Como você escolhe desenvolver essas novas habilidades?


Embora pareçam perguntas simples, peço que você reflita antes de responder. Se a resposta veio muito fácil, a probabilidade é que ela não vai te ajudar em nada.


Olhe em volta e perceba que existem várias vidas que podem dependem de você. Vidas que podem estar vendo você como um concorrente. Podem estar enxergando seu lado mais negativo. A culpa não é deles, é sua. Por isso reflita:


O que você escolhe fazer de diferente?


Tatiane Souza é fundadora da Gente Mais Consultoria e Treinamento e Fabrika Produções e Eventos. Presidente e fundadora do Instituto Muito Além de Cinderelas. Palestrante, mentora, treinadora e colunista da Gente Mais.

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