Decidir pelas circunstâncias pode distanciar-se do self.
Decidir de acordo com seu próprio sistema de valores pode ser sólido.
Alguma vez você já foi surpreendido com você mesmo, após alguns minutos, dias ou meses dizendo: Como tomei esta decisão? Onde estava meu pensamento? Como pude? Onde esta minha cabeça quando fiz isso?
Um grande problema que pode ocorrer é o arrastamento por muito tempo até que a consciência seja elucidada. Por exemplo: quando você não veste a camisa da empresa por discordar de algum valor que está sendo transmitido, você inconscientemente não sente vontade de chegar no horário, resiste às inovações, não participa das confraternizações, não se inscreve nos Congressos/Treinamentos, não assume cargos de responsabilidade com medo de ser descoberto nos seus valores opositores. Não é um problema discordar, pois os diferentes pontos de vista enriquecem a sociedade como um todo. Também não estou afirmando que todos os exemplos acima são os seus, mas talvez você se identifique com um...
Todos nós decidimos em algum momento da vida pelos valores de outras pessoas quando nossos valores em determinado assunto estão conflitantes ou estão postos em xeque. Quando estamos sem pontos de referência serve qualquer ponto, desde que haja uma ancoragem para ativar a segurança.
Isto acontece quando mudamos de lar, de país, de carreira ou de amor. O sistema de crenças e valores já não serve mais. Pela lógica, a mudança traz automaticamente mudanças nestes sistemas. Ou melhor dizendo: Por que os sistemas de crenças e valores mudaram, um novo jogo é organizado na mente, novas decisões são tomadas.
O que fazer para que não resistamos em experimentar nossas escolhas? Como saber se o casamento com a empresa será duradouro ou feliz enquanto possa perdurar? Assim como nos casamentos felizes, quanto mais você conhece sobre a outra pessoa e sua família, bem como sobre você mesmo, melhor, certo? Quanto mais você conhecer os valores, a missão, os líderes e associados da empresa, bem como seu próprio sistema de crenças e valores no que tange à carreira/trabalho, infinitamente melhor.
O autoconhecimento é a maneira mais lógica de evitar comportamentos desalinhados, manejando os conflitos intrapessoais e interpessoais.
Meu voto é que você seja muito feliz neste casamento e se ele for para sempre, então que sejam muito felizes para sempre.
Comments