top of page
Gente Mais

COMO UMA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL PODE ABRIR PORTAS

A análise comportamental auxilia na gestão de pessoas e na formação de equipes bem-sucedidas.


Essa avaliação tem o objetivo de analisar os indivíduos através de seu comportamento, considerando suas qualidades e defeitos, virtudes e vulnerabilidades, pontos fortes e fracos, para que seja possível realizar a classificação de cada candidato.


O comportamento humano individual é formado por meio de influências familiares e religiosas, sua cultura e relacionamentos, as experiências tornam cada ser humano único e é de extrema importância que haja o interesse em conhecer e, principalmente, respeitar as diferenças para que seja cultivado um ambiente saudável e agradável para a realização das atividades cotidianas.


Em um ambiente corporativo, por mais que um candidato possua um maior desempenho que outros durante uma avaliação de conhecimentos técnicos, pode ser que ele ainda não seja a pessoa correta para preencher a vaga por possuir um perfil comportamental incompatível com a cultura da empresa e equipe.


Assim, a ferramenta permite conhecer profundamente os colaboradores, e a partir da identificação dos perfis predominantes em cada um, torna-se mais fácil considerar a distribuição de atividades de forma mais efetiva e produtiva.


Ademais, o alto número de desistências e rotatividade também é um ponto de preocupação para a liderança, por isso uma estratégia capaz de atrair e reter talentos que desenvolvam uma equipe harmônica e de força é fundamental para o sucesso.


Ao desconsiderar as aptidões naturais dos funcionários antes de distribuí-los pelas funções, o descontentamento é visto com mais frequência. Ao avaliar individualmente cada membro, será possível descobrir quem são aqueles que estão mais confortáveis em suas funções e quem são aqueles que necessitam de um treinamento ou de uma mudança de setor.


Quando há a satisfação, as atividades são mais prazerosas e produtivas, e a equipe passa a prezar pela fidelidade e valores da empresa.


Os profissionais desmotivados não cumprem seu papel na produtividade com excelência esperada e esse é um dos maiores desafios do RH: compreendê-los e descobrir qual a melhor forma de motivá-los. Nesse âmbito, a análise comportamental também se encaixa, já que o uso da metodologia facilita a obtenção de um diagnóstico com uma maior agilidade e objetividade.


À luz do exposto, conclui-se que a avaliação comportamental é capaz de abrir diversas portas no ambiente corporativo, facilitando e tornando processos mais efetivos. Motivação, diminuição de rotatividade, aprimoramento de habilidades, confiança no processo seletivo, sucesso na troca de funções e fortalecimento do trabalho em equipe são somente alguns benefícios do uso dessa ferramenta no dia a dia. Essa ciência é fundamental para o autoconhecimento e melhoria de desempenho individual e coletivo.


Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob a orientação da jornalista Thayná Fogaça.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page