Com as diversas mudanças ocorrendo a todo momento em todas as áreas, inclusive na empresarial, surge a necessidade de um gestor trazer resultados cada vez maiores e se adaptar às novas dinâmicas de sua empresa e do mundo. Porém, muitas vezes, resultados negativos estão ligados diretamente com o gestor, impactando diretamente na empresa. Neste artigo vamos explicar como alguns gestores podem trazer resultados negativos e o que fazer para reverter esse problema nas empresas.
Qual o papel dos gestores dentro das empresas?
Para começar, devemos pensar qual é o papel do gestor dentro da empresa. Resumindo, o profissional responsável pela gestão é o encarregado de gerir as pessoas dentro da sua empresa, visualizar os novos talentos presentes e, fora da empresa, criar planos de carreiras, estudar a própria instituição para entender a necessidade dos cargos e dos colaboradores. Ou seja, o gestor tem como papel conhecer e entender a empresa como um todo, e assim compreender o que cada setor do negócio necessita, organizando-os para evitar contratempos e ter um maior rendimento.
O que faz um gestor gerar resultados negativos?
O gestor, como qualquer outro colaborador, está sujeito a ficar insatisfeito ou desanimar-se com o trabalho, as causas disso podem ser diversas. Pode ser excesso de trabalho, uma insatisfação pessoal com ou o trabalho, falta de engajamento ou ele simplesmente não tem as habilidades necessárias para gerir pessoas.
O gestor e o dia-a-dia na empresa
Para um gestor aumentar o rendimento de uma empresa, primeiro é necessário ele estar presente no dia-a-dia de uma empresa, isso porque só assim ele poderá aplicar satisfatoriamente seus conhecimentos à empresa ou até mesmo estudar caso a caso o que está acontecendo nela, e assim, ele gerir os recursos e aumentar a produção de seus colaboradores.
O aumento de colaboradores insatisfeitos com as suas empresas por causa da má gestão chega a 21%, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria britânica “Michael Page”. Ou seja, além de gerir a empresa, o gestor precisa gerir pessoas, pois são as pessoas que movem a empresa e a necessidade de manter um colaboradores feliz dentro da empresa aumenta conforme os anos passam. Isso se deve a necessidade dos colaboradores estarem sendo valorizados e ouvidos, uma das áreas mais mal trabalhadas pelos gestores atuais, segundo a pesquisa.
Nesse processo de gestão, são importantes ações como:
Melhorar a comunicação do seu time de colaboradores para que seja tenha uma comunicação mais assertiva dentro da empresa;
Um planejamento de estratégias de atração e retenção de talentos para os colaboradores se sentirem mais valorizados e, consequentemente, ficarem mais motivados para trabalhar;
Promover palestras e cursos para aumentar o nível técnico de seus colaboradores;
Criar medidas para evitar o estresse e conflitos de seus colaboradores; e criar feedbacks mais assertivos e contínuos.
Todos esses são exemplos de decisões que o gestor toma para que a empresa tenha melhores resultados, são essas e dentre outras, que surge a necessidade do gestor estar sempre ouvindo e interagindo com os seus colaboradores, pois sem isso, a empresa fica estagnada, sem conseguir acompanhar as novas novidades, necessidades e tendências do mercado.
3 dicas para motivar mais os gestores e, por consequência, os colaboradores
1 – Mudar o ambiente de trabalho:
A mudança do ambiente de trabalho pode ser benéfica para os colaboradores em geral, pois muitos atrelam o trabalho ao estresse e o ambiente se torna um vínculo negativo aos colaboradores. Promover mudanças e espaços visando propiciar um maior conforto para eles é importante para remover o vínculo negativo com o trabalho, podendo diminuir o estresse e gerar maior rendimento, por meio do engajamento e motivação que esta ação pode trazer.
2 – Canal de comunicação efetivo
Um dos maiores causadores de conflitos e estresse dentro da empresa é a falta de comunicação. Fazer a mudança e criar um canal de comunicação efetivo é necessário nos dias de hoje, ainda mais quando há a necessidade de trabalhar com pessoas. Ter um canal eficiente, forma uma empresa firme e com poucos conflitos internos, sendo bom tanto para os gestores, quanto para os colaboradores.
3 – Valorizar as pessoas
Por fim, a valorização das pessoas e a necessidade de ter um processo mais humanizado dentro das empresas é o que mantém por mais tempo os colaboradores felizes, motivados, engajados e a permanência deles na empresa. Medidas como prêmios e bonificações, além da promoção de cursos, o bom senso na carga de trabalho exigida e momentos para descanso, são formas de valorizar os colaboradores e os gestores que podem ser mais produtivos com essas medidas.
Então, além do gestor sempre estar ativo na sua empresa é importante ele manter um canal de comunicação com os seus colaboradores, ele precisa entender quais são as necessidades de seus colaboradores, para assim, não ter problemas de rendimento, aumentar moral e o engajamento deles, formando mais pessoas felizes e produtivas dentro da empresa.
Esperamos que tenha gostado do artigo e que ele ajude você e sua empresa a evoluírem!
Caso queira conversar de forma mais aprofundada sobre esse assunto, será uma grata satisfação falar com você. Conte conosco em sua jornada! Entre em contato para agendarmos uma reunião sem compromisso.
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