Quem está iniciando na função de líder acaba se deparando com uma realidade totalmente diferente: Sai do nível onde lidera a si mesmo (a sua performance, o cumprimento das suas tarefas e metas) e vai para o nível onde lidera o seu time. E aí tudo muda, pois não tem mais domínio ou garantia do desempenho, da qualidade, do resultado, pois tudo isso depende de outras pessoas.
Além disso, quem é líder há pouco tempo enfrenta o dilema de como conduzir as pessoas, a pressão dos resultados, a sua falta de experiência, a insegurança em lidar com as pessoas, o drama de ter que comandar aquele colega que antes trocava confidências e ainda ganhar autoridade.
Então é preciso aprender lidar com estas situações, pois a cobrança passa a ser muito mais forte. Por isso vou dar aqui algumas orientações para começar essa trilha com o pé direito:
1. Relaxe, você está no começo, se dê oportunidade para absorver. Se aproprie da humildade e se relacione com as pessoas mais experientes, peça conselhos.
2. Converse, compreenda, conheça as pessoas da equipe. Ouça, é importante compreender e alinhar as expectativas dos seus superiores, da equipe e dos seus pares. Comunique-se! Não esqueça: Líderes se relacionam com gente!
3. Entenda qual é a estratégia, a cultura e os valores da empresa para ser exemplo. Agora você representa a sua empresa. É muito importante manter as pessoas alinhadas com a estratégia da empresa. E sabe como você se alinha com isso? Converse com a turma do andar de cima (o seu chefe, o chefe do seu chefe, o gerente, o diretor...). Quanto mais alinhado com a estratégia da empresa, melhor serão os resultados.
4. Entenda o contexto da equipe, as suas “dores”. As pessoas podem estar fragilizadas, com medo da mudança. Comunique-se, passe segurança e procure estabelecer um laço de confiança. Sabe por quê? Não existe liderança onde não tem confiança! Quando falta confiança, tudo o que o líder pode fazer para as pessoas andarem é imposição, pressão e medo. Tenha paciência para fazer esse trabalho, porque isso vai fazer toda diferença no médio e longo prazo. É preciso construir a sua liderança.
5. Estude tudo sobre gente, compreenda mais da alma humana (filmes, livros, cursos, coaching, mentorias, existem vários recursos que podem ajudar nisso).
6. Comunique os objetivos e metas para a equipe e tenha certeza de que eles entenderam.
7. E, finalmente, mão na massa! Permita-se errar, não tenha receio de mostrar suas vulnerabilidades, interaja com as pessoas, dê direcionamento, não tenha medo de fazer as coisas acontecerem.
As pessoas querem vencer, querem fazer a coisa certa, querem estar do lado de quem faz a diferença, querem ser úteis, querem ser queridas e querem ser reconhecidas.
As pessoas são boas, e você LÍDER, só tem que ajudá-las a revelar esse lado todos os dias!
Cheila Lamour é Mentora, Especialista em Liderança Feminina e colunista do Gente Mais Portal.
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