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Daniel Luz

Como identificar os melhores desempenhos e futuros líderes

Toda empresa requer as “abelhas operárias” que chegam na hora, são bem orientadas, fazem o trabalho direito e geralmente mantêm o fluxo de trabalho. Para expandir seus negócios, você precisa identificar e nutrir os funcionários que têm esse pequeno extra. Concentre-se nos poucos selecionados que regularmente vão além da descrição do trabalho e exibem pensamento criativo e potencial de liderança.



Aqui estão algumas características que os melhores desempenhos têm em comum:

· Qualidade como prioridade. Os melhores desempenhos consideram a qualidade uma prioridade em qualquer coisa que se faça.

· Desenvolvimento de habilidades. Os melhores querem melhorar suas habilidades para se tornarem ainda melhores, então procuram maneiras de aprender e crescer pessoalmente que os ajudem a ajudar a empresa a crescer.

· Tomada de decisão sem medo. Líderes naturais intensificam e tomam decisões quando necessário. Eles não têm medo de cometer um erro em um esforço para alcançar soluções inovadoras (supondo que você estabeleceu essa liberdade e confiança como parte da cultura de sua empresa).

· Desejo de orientação. Pessoas de alto desempenho sabem que, para melhorar, precisam entender o que é esperado e como estão se saindo. O feedback regular dos supervisores lhes dá motivação para desenvolver novas ideias e encontrar maneiras de ajudar o negócio.

· Autodireção. Os melhores funcionários são mais propensos a realizar suas próprias pesquisas e gastar mais tempo em projetos do que os de desempenho médio. Eles têm automotivação e iniciam novas tarefas e desafios. Eles procuram aqueles na organização que têm a influência e o conhecimento de que precisam para atingir seus objetivos e progredir para o próximo nível.

· Calma quando sob pressão. A confiança dá aos melhores desempenhos a capacidade de analisar calmamente as situações e resolver problemas, mesmo quando o prazo é apertado. Eles sabem quando se comprometer e quando se manter firmes.

Habilidades sociais e rede de contatos.Pessoas de alto desempenho tendem a ter redes profissionais maiores do que os funcionários médios. Eles percebem que “quem você conhece” muitas vezes pode ajudar a avançar na carreira. Eles ligarão para seus contatos dentro e fora da empresa para obter informações básicas sobre como abordar um problema ou para obter dicas e orientações gerais. Eles não precisam ser extrovertidos da “vida de baladas/festas”, mas entendem o valor de nutrir relacionamentos profissionais.


Daniel de Carvalho Luz, Professor e Colunista Gente Mais

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