Os avanços relacionados com a Transformação Digital fazem parte da era mundial que estamos inseridos, onde somos intrinsecamente ligados com a tecnologia. Para as PMEs se adequar a isso é garantir que a sua empresa não se torne obsoleta e perca espaço no mercado.
Começar uma transformação digital em uma pequena ou média empresa é principalmente mudar a maneira de fazer negócio, pois ela não abrange somente tecnologias, mas também os funcionários e os clientes.
Sim, a maneira de lidar com colaboradores e clientes, entender suas demandas, necessidades e objetivos agora tem um novas características ligadas a tecnologia. Por exemplo, o marketing, que está inserido cada vez mais em redes sociais ao invés de cartazes e outdoors.
Muitas iniciativas de transformação digital em PMEs acabam falhando, em virtude de erros decorrentes, por exemplo, da falta de uma definição clara da estratégia digital, colaboração insuficiente entre as partes interessadas e recursos limitados de pessoal qualificado.
Por isso, queremos mostrar a você alguns passos iniciais que poderão ser úteis nessa jornada de transformação:
Estabeleça expectativas iniciais claras
Liderar uma grande transformação tecnológica significa cultivar entusiasmo e otimismo entre sua equipe, por isso, esperar que dê tudo certo não é suficiente.
Estabeleça metas claras e expectativas realistas. Converse sobre os piores cenários, obstáculos prováveis e improváveis e riscos potenciais, a fim de desenvolver um plano que possa contemplar qualquer interrupção e ajudar a prevenir um desastre.
Execute um piloto
Crie um programa piloto no estágio preliminar para resolver qualquer possível problema inicial. Quaisquer dificuldades encontradas serão melhor gerenciadas no início do que quando encontradas em um estágio posterior.
Ao garantir que todos os membros de sua equipe saibam o que está acontecendo e trabalhem lado a lado durante o piloto, você pode gerar um plano mais eficiente e abrangente, que fornecerá uma oferta melhor e maiores chances de sucesso.
Permaneça ágil
Planeje uma entrega modular e em etapas que acomode o trabalho não planejado. Habilite a flexibilidade em sua agenda para permitir alterações nas prioridades, se necessário, sem precisar reiniciar o processo.
Treine para resolver qualquer imprevisto
Treine, desde o início, sua equipe para que esteja ambientada às tecnologias implementadas na transformação digital de sua empresa e planeje mais treinamentos à medida que novas inovações forem introduzidas.
Quando possível, o treinamento em novos sistemas deve começar bem antes de entrar em operação, isso é essencial para garantir que os funcionários sintam-se confortáveis com a tecnologia, tornando a mudança final definitiva o mais simples possível.
Realize treinamentos periódicos após o lançamento para garantir que todos estejam utilizando o sistema da maneira pretendida, à medida que novos processos ou políticas sejam adicionados e à medida que novos funcionários ou contratados ingressem na organização.
Esse passos iniciais são um caminho básico para essa transformação. E dentro desse caminho é interessante pontuarmos três inovações básicas que já são uma realidade em muitas PMEs:
Utilização das Plataformas digitais
Uma prática muito comum, que vem sendo utilizada há algum tempo por várias empresas, é a utilização das plataformas digitais, as mídias sociais como uma ferramenta de vendas, comunicação e marketing para o alcance e relacionamento com o cliente.
Compreensão da Jornada do cliente
A maneira como o cliente compra e adere a um serviço mudou já faz um tempo, e as empresas que notaram isso estão saindo na frente, claro, à medida que entendem e conhecem a jornada do cliente.
Jornada do cliente é um conceito que se refere ao caminho que ele percorre desde o primeiro contato com uma empresa até a concretização da compra ou fechamento do negócio.
Conhecer e utilizar ferramentas corretas em cada etapa dessa jornada é uma prática de transformação e otimização dos negócios nas PMEs.
Citamos aqui apenas duas inovações nessa jornada de transformação, que inclui não só as tecnologias e ferramentas, mas também, fundamentalmente o marketing e relacionamento com o cliente.
Ter um site otimizado atraente
Um site bem organizado, funcional e intuitivo é fundamental para atrair mais clientes e já tem sido muito utilizado pelas empresas. Você pode gerar uma experiência de usuário incrível com ele e deixar uma primeira impressão capaz de fidelizá-los.
Há muitas plataformas de construção de sites gratuitas que permitem a qualquer um, indivíduos e empresas, montarem seus próprios sites de forma rápida e fácil. Alguns exemplos são: WordPress, Wix, Webnode e Site Grátis.
Essas plataformas oferecem uma grande variedade de modelos predefinidos de layouts (templates) para você escolher o que se encaixa melhor com o seu negócio.
Além disso, entregam ferramentas e recursos de edição que ajudam na hora da personalização. Ambos também oferecem serviços de hospedagem, domínio, análise de dados e suporte online 24 horas.
Na hora de montar o site, pesquise seus concorrentes, principalmente os líderes do seu segmento, para descobrir as melhores práticas do mercado e utilizá-las, de forma personalizada, no seu site. Isso inclui: posicionamentos de imagens, cores, textos, botões, inclusão de funcionalidades, etc.
O caminho de transformação digital para pequenas e médias empresas não é só possível, mas necessário para o presente e o futuro dos seus negócios, que estão inseridos em um cenário de constante evolução.
Apontamos para você caminhos e passos iniciais para garantir que sua empresa comece essa jornada e tenha sucesso em seus avanços. Se você se interessou e quer saber como a Gente Mais pode te ajudar a renovar a sua PME entre em contato conosco! O telefone é (14) 99668-6519.
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