Ser um líder com AUTOCONHECIMENTO, o ajudará a inspirar seus liderados!
Texto por Mauro Moraes – Colunista Gente Mais Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança
Um grande líder deve saber que, antes de dar ordens e efetivamente liderar sua equipe, ele deve conhecer a si mesmo e buscar o desenvolvimento das habilidades que precisará para influenciar de maneira positiva sua equipe.
O líder deve buscar aprimorar suas próprias habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está, ter segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados.
Ao ter consciência de seus pontos fortes e aqueles que deve melhorar, o líder criará um plano de ação, aumentando os níveis de competência em cada um dos pontos. Ao reconhecer os seus pontos negativos poderá mudá-los, se tornando mais confiante e conseguindo tudo o que almeja. Os líderes devem estar dispostos a inovar sempre, seja com novas habilidades, novos focos ou novos meios de se produzir e motivar a equipe.
O líder que desenvolve o autoconhecimento, aprende a conhecer e entender melhor o próximo como indivíduo, a aceitar as diferenças entre as pessoas, respeitando-as e a valorizar e confiar no outro, assumindo assim a confiança em si mesmo. Sente-se mais motivado com o desenvolvimento pessoal do que com as recompensas materiais que possam vir a ter.
“Só o autoconhecimento traz a humildade para admitir quando estamos errados e a força para lutarmos pelo que sabemos que é certo” – autor desconhecido.
Veja algumas dicas práticas, de como você pode otimizar o autoconhecimento:
Estabeleça objetivos claros e bem definidos, sabendo aonde deseja chegar ficará mais fácil decidir quais habilidades precisará aprimorar
Melhore sua autocrítica com os feedbacks, pois, com estas informações, poderá criar consciência do que está indo bem ou mal com você. Se for capaz de assumir suas críticas e erros será capaz de desenvolver qualquer aprendizado
Busque praticar diariamente uma destas atividades: meditação, oração, yoga, afirmações positivas, respiração profunda, mesmo que seja por apenas alguns minutos.
Questione-se sempre, busque a melhoria contínua, e sempre que for realizar algo, pergunte: “Posso fazer isso ainda melhor?”
Exercícios práticos:
Alarme da maestria: Escolha um dia da semana e coloque o despertador para tocar a cada uma hora. Sempre que soar o alarme, analise como você pode melhorar a tarefa que estava realizando naquele momento.
Lista de Comportamentos/Habilidades: Escreva em uma folha de papel, 10 comportamentos ou habilidades que você deseja desenvolver a partir de hoje, mas não pare por aí, ao lado de cada item, escreva 3 formas de como você pode melhorar em cada uma delas. Por exemplo: Melhorar a habilidade de se relacionar melhor: leitura de livros, cursos on-line, participar de grupo de desenvolvimento pessoal nas redes sociais
“Você paga um preço para se desenvolver, porém paga um preço maior ainda para permanecer como está!” – Mário K. Simões
Me siga no LinkedIn
Comments