O conceito de qualidade de vida compreende os níveis de satisfação que o profissional
tem em relação ao seu ambiente de trabalho. Como as pessoas passam boa parte do
tempo se dedicando às atividades profissionais, a qualidade de vida no trabalho torna-se
essencial para o alcance de realização plena e aumento das condições de vida para ter
um bom rendimento no ambiente profissional.
Pesquisa realizada pela Harvard Business Review mostra que a felicidade dos
colaboradores tem poder de impactar nos resultados financeiros e elevar o nível dos
resultados alcançados. A qualidade de vida das pessoas da equipe se reflete não só no
bem-estar do trabalhador e, também, na produtividade das empresas. Além disso,
organizações que investem no bem-estar de seus colaboradores possuem índices
menores de rotatividade,
Assim, para melhorar a produtividade nas organizações os colaboradores precisam se
sentir motivados, dignos, participantes do planejamento e execução do trabalho e
desempenho da organização. Ou seja, produtividade vai além de boa produção ou
eficiência no trabalho. Tem relação com a melhoria da qualidade de vida de cada
colaborador no ambiente profissional.
Logo, os líderes têm grande influência na qualidade de vida proporcionada no ambiente
corporativo, pois as demandas e expectativas das pessoas mudam constantemente. Cabe
a eles terem um interesse genuíno pela sua equipe e suas necessidades, cultivarem uma
comunicação mais eficiente, apoiando e potencializando os pontos fortes dos
colaboradores.
Os líderes também contribuem para a qualidade de vida no trabalho quando oferecem:
• acolhimento emocional genuíno;
• comunicação aberta e generosa entre as diferentes partes;
• percepção e valorização de eficiência e eficácia no trabalho realizado;
• oportunidade de autonomia por parte do colaborador com o seu acompanhamento.
Quando o colaborador está numa situação de bem-estar, ele se insere com uma
participação muito mais ativa na execução das tarefas e em reuniões, demonstrando
interesse. Além disso, por encontrar um ambiente aberto a inovações sem julgamento
prévio, sair da zona de conforto se torna possível, o que o estimula a ser proativo, ainda
mais por saber que sua liderança reconhece seus esforços.
Por último, quando o clima organizacional proporciona qualidade de vida no trabalho,
nota-se um incremento significativo de esforços e colaboração. Os colaboradores se
sentem parte de um time, reconhecem objetivos em comum e sabem que estão todos
juntos: não é preciso passar por cima de ninguém, pois essa equipe desenvolve uma
inteligência colaborativa.
Para garantir um bom clima organizacional, que promove qualidade de vida e resultados
exponenciais, é preciso desenvolver bons líderes de equipes. Eles são peças-chave para
conduzir esse processo, não só no sentido de incentivar os membros das equipes, mas também de identificar os pontos problemáticos que possam gerar ações para equalizá-
los.
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