top of page
Cris Jesus

Aprenda a Pedir

Outro dia eu estava no mercado comprando as coisas para a nossa ceia do ano novo, quando um homem se aproximou com um menino de aproximadamente 9anos, aparentemente seu filho, e com 1 k de carne me mãos pediu dinheiro, perguntando se eu poderia ajudar com qualquer valor para que ele pudesse levar uma mistura para casa, eu ultimamente tenho andado sem cartões, e menos ainda com dinheiro em espécie, apenas com o celular e na hora eu respondi que estava sem dinheiro em espécie, o homem se afastou e agradeceu.


Depois que ele saiu eu fiquei bem incomodada porque eu queria ajudar, eu só não sabia como, e aqui eu quero que você pense quando for pedir algo, pode ser desde uma colaboração simples até um investimento grandioso, aprenda a pedir, isso já é bíblico:


Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.


E eu particularmente posso falar sobre isso porque passei 14 anos recrutando investidores para começar um negócio comigo - que investiam de 500 a 10mil Reais e para conseguir recrutar eu precisei aprender a pedir.


Então eu vou te ensinar aqui em 5 passos:


1. Quando for formular seu pedido, já mapeie todas as objeções possíveis, as mais comuns são:

- Não tenho dinheiro

- Não tenho tempo

- Eu tenho medo

- Minha família não me apoia


2. Pra cada objeção escreva uma solução. Nesse meus 15 anos empreendendo o principal aprendizado foi sobre negociação.


“Enquanto a pessoa não te responder “Não a Apenas Não”, qualquer outra frase que comece com Não seguida de qualquer outra coisa não é um Não, e por isso eu completo na minha mente da seguinte forma:


Exemplo:

- Não tenho dinheiro, mas existe outra forma de eu te ajudar ou investir...?

- Não tenho tempo, mas existe como eu fazer o que você está me pedindo mesmo com pouco tempo livre?

- Minha família não deixa, será que você pode vender a idéia para eles me apoiarem?


Observe que para cada objeção eu completo a frase, porque aprendi que objeção não é um “Não” e sim um pedido de ajuda.


Aquele dia no mercado falei pro homem que eu não tinha dinheiro em espécie, se o homem tivesse me ajudado a pensar na solução ele teria saído de lá com sua compra paga, ele poderia ter me dito:


- A senhora pode ir comigo no caixa e passar minha compra, ou posso deixar a carne com a senhora e pegar na saída quando a senhora terminar suas compra passando junto .

Comece a pensar assim quando for pedir.


3. Escreva todas as possibilidades de ajudar a pessoa a encontrar uma maneira de te ajudar.


Exemplo.


Quando eu pedia investimentos acima de 1500,00 a objeção era: Não tenho cartão de crédito, e eu já treinava para falar : Pode ser a vista, boleto ou transferência, você deve estar pensando que doideira, se a pessoa não tem cartão como vai pagar a vista ?


E se eu te contar que centenas de pessoas concordaram com a minha sugestão e mesmo aquelas pessoas que nem eu mesmo esperava, tinham o dinheiro a vista e realizavam a transferência imediatamente.


Quanto mais você conseguir ajudar a pessoa a quem você está pedindo pensar na solução de como te ajudar, mais você vai ter o que deseja!


4. Insista, Persista e Resista.

As vezes eu conseguia vencer a objeção com a primeira sugestão de solução, mas algumas vezes tive que dar outras sugestões ou até mesmo esperar algum tempo para pedir novamente, eu lembro a primeira vez que pedi para uma gerente de RH para realizar um evento na empresa que ela trabalhava isso foi há uns 10 anos atrás, ela me disse a primeira vez – Não vai dar certo porque seus produtos são muito caros, eu falei que levaria produtos mais em conta, 2ª vez ela falou que não tinha como fazer desconto em folha, eu falei que levaria a maquineta de cartão e agora no ultimo Outubro Rosa vendemos mais de 30 mil reais, com todos os produtos caros e com desconto em folha pela 1ª vez depois de 10 anos.


5. Passe segurança quando pedir.

Olhe nos olhos da pessoa e transmita o motivo, a sua crença, se for um investimento principalmente, as pessoas precisam se sentir seguras fazendo negócio com você.

Ninguém quer ser enganado, passado pra trás então tenha esse cuidado de transmitir essa transparência que você precisa ou que o investimento é bom.


E foi com esses 5 passos que venho aplicando para conseguir desde uma pequena colaboração a grandes investimentos, usando e ensinando meu time a usar, e hoje eu tive vontade de correr atrás daquele homem do mercado e ensinar pra ele como pedir, mas possivelmente nem verei esse homem mais, então decidi escrever para que mais pessoas aprendam como eu tenho aplicado essa metodologia e assim como eu consiga pedir e receber o que verdadeiramente deseja.


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page