Ultimamente, a temática sobre Propósito tem sido cada vez mais debatida. Por exemplo: assisti recentemente a “Emoji: O Filme” e percebi que a temática central da história foi justamente esse, o Propósito.
Há um tempo, eu entendia Propósito como sendo sinônimo de Objetivo. Hoje já entendo que são dois conceitos bem distintos. Mas como eu percebi essa diferenciação?
Há um tempo, passei por uma grande crise existencial (mas isso fica só entre a gente, viu?). Mesmo desenvolvendo projetos novos, atingindo metas profissionais, ainda sentia um considerável vazio em mim, sentia falta de alguma coisa que eu não sabia o que era. Participei de diversos treinamentos, conheci muitas pessoas e busquei inúmeras alternativas de autoconhecimento).
Passei, então, a acompanhar - principalmente nas mídias sociais - algumas pessoas que me serviam como fonte de inspiração. Um belo dia, me perguntei: Mas por que essa pessoa me inspira? O que me faz gostar de ouvir o que ela tem a dizer? Por que me interessa acompanhar o dia-a-dia dela)?
A resposta para todas essas perguntas veio em forma de epifania. Apesar de cada uma daquelas ter suas próprias características, elas tinham um ponto em comum: a clareza sobre seu Propósito e habilidade para declará-lo, sem medo de julgamentos. Parece fácil né? Eu também achei isso no início).
Como descobrir seu propósito?
Neste momento tive uma conversa muito sincera comigo mesma, e me perguntei: “Tati qual é seu Propósito?” Refleti sobre vários pontos importantes da minha vida e cheguei a quatro prioridades:
Ter independência financeira, para que o dinheiro não seja questão de sobrevivência, mas sim de contribuição;
Ser lembrada por quem sou não pelo que tenho, através do meu legado e contribuição à vida das pessoas;
Saber aproveitar e estar feliz com o caminho que estou trilhando, não focando apenas na chegada;
Inspirar meus filhos através dos valores que norteiam minha vida, para que eles também queiram mudar o mundo.
Muito claro pra mim, mas não tão claro para as pessoas à minha volta. Neste momento percebi a diferença entre Objetivos e Propósito.
Estes pontos são grandes objetivos em minha vida, mas não meu Propósito, porque hoje entendo que Propósito é algo que independe da situação: se está bem ou mal, com dinheiro ou sem dinheiro, de bem com a vida ou não, com problemas ou sem problemas, o Propósito te acompanha e continua claro para as pessoas a sua volta.
Hoje busco com toda minha força atingir meus quatro grandes objetivos que falei acima, mas permaneço com a grande pergunta: Qual é meu Propósito neste mundo?
Se fizer sentido para você, acompanhe meus canais de comunicação e me ajude a identificar meu grande Propósito! Juro que também vou fazer o máximo para contribuir para você também descobrir o seu!
Commentaires