Já parou para pensar que o modo como você se expressa afeta diretamente as pessoas ao seu redor? Cada indivíduo pode ser mais receptivo ou não a um comando, uma orientação ou uma crítica, levando em consideração dois fatores: o perfil de quem fala e o de quem recebe a informação.
Em uma empresa a relação entre o gestor e a equipe deve incluir a comunicação fluida e a sensibilidade de perceber o estilo de trabalho de cada pessoa. Por isso, o gestor deve ser consciente de seu papel como líder, atuando com o objetivo de motivar os membros da equipe, a fim de gerar resultados.
Antes mesmo de liderar outrem um líder precisa liderar a si próprio sendo dono de suas emoções, de seus pensamentos e do que acontece em seu interior, pois o reflexo do que se passa internamente é exteriorizado em ações verbais e não verbais.
O autoconhecimento é a capacidade de percepção sobre si perante o mundo, nas relações sociais e nas atividades cotidianas. Ter conhecimento a respeito do seu potencial, das suas capacidades, limitações, é fundamental para que um líder consiga aperfeiçoar e estreitar as suas relações com pessoas e, consequentemente, obter melhores resultados.
O desenvolvimento da liderança vai muito além de comandar um time. A capacidade de trabalhar com as potencialidades de cada profissional de uma equipe para que consigam, cada um com suas características, chegar aos resultados esperados exige o conhecimento das próprias habilidades e dificuldades do líder. Por isso, o autoconhecimento e o aprendizado contínuo sobre suas características são peças-chave.
Quero ressaltar 3 pontos chaves no autoconhecimento para ser um melhor líder:
CONHECER OS PRÓPRIOS LIMITES: esse é um dos pontos mais ricos do autoconhecimento pois desenvolve a observação das próprias reações e aprende com elas.
CONHECER SEUS PONTOS FORTES E POTENCIALIZÁ-LOS: no antigo paradigma da liderança geralmente o foco era direcionado aos pontos fracos e não aos pontos fortes. Hoje, é muito mais adequado usar a máxima interessante é de Steve Jobs: “coloque toda a sua energia nos seus pontos fortes e delegue o resto”.
E quando investir nos pontos fracos? Quando, de alguma maneira, há deficiências que estão sacrificando os pontos fortes e comprometem a desempenho. A ideia é cuidar logo de melhorar as áreas de baixa performance, quando são muito aparentes, mas não ficar com o olhar “aprisionado” nas deficiências, dando ênfase a elas, pois somos todos a soma de forças e fraquezas.
CONHECER AS PRÓPRIAS MOTIVAÇÕES: uma vantagem bastante prática da motivação é que ela eleva o entusiasmo e o comprometimento para a busca de melhores resultados. Aumenta a capacidade criativa e melhora a habilidade para comunicação. O conhecimento sobre aquilo que realmente motiva é uma energia propulsora para a liderança e conquista de objetivos. A combinação dos pontos fortes e da motivação gera resultados fantásticos e realmente eleva a performance.
Uma das maneiras mais efetivas para evoluir profissionalmente é perguntar às pessoas da sua equipe ou a colegas de trabalho o que elas pensam ao seu respeito. Isso mostra que você está disposto a tentar enxergar seus pontos de melhoria para aprimorá-los.
Ao alcançar um bom nível de autoconhecimento, o líder capacita-se também para outro passo essencial no dia a dia do trabalho: identificar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe. A partir daí, será possível traçar estratégias para melhor explorar as virtudes de cada profissional, oferecendo também aos comandados a possibilidade de desenvolvimento nos aspectos nos quais precisam melhorar.
E então, como você vai melhorar seu autoconhecimento a partir de agora? Precisando de uma ajuda é só me procurar. Estou pronta a te ajudar nessa caminhada de autodescobrimento.
Comments