Cada vez mais, as pessoas vêm buscando, no emprego, não somente oportunidade de sustento, mas também de realização profissional. Com isso, se tornou comum encontrar profissionais de 25 ou 30 anos sendo responsáveis pela liderança de uma organização. Apesar do fato de que lidar com responsabilidades precoces e gestão de expectativas, é um grande desafio para todas as organizações. Estas decidiram investir em seus profissionais não somente no quesito técnico, mas principalmente no comportamento profissional.
Isso ocorre, pois, as atitudes pesam muito mais do que as habilidades técnicas, quando falamos de perfis profissionais. Por isso, as empresas passaram a investir em treinamentos comportamentais ao invés de treinamentos técnicos, percebendo que eles oferecem resultados de maneira mais eficiente e rápida à organização. Pois quando um profissional está adequado em termos de comportamento dentro de uma função, as necessidades técnicas são rapidamente desenvolvidas.
Como funcionam os treinamentos comportamentais:
Capacidade de trabalho em equipe, resolução de problemas, iniciativa, liderança e paixão pelo que faz, são as competências mais buscadas nas organizações. Dessa maneira, os treinamentos comportamentais têm por finalidade aprimorar o comportamento dos colaboradores.
Essa alteração não acontece por meio de instruções e apresentações de conhecimentos técnicos, mas, sim, através de atividades que trabalham os aspectos emocionais e motivacionais do colaborador.Através dessas atividades, o Head Trainer trabalha os aspectos pessoais de cada sujeito. Fazendo com que este reflita sobre sua atual situação, e também estimulando emoções e reflexões. Isso favorece para sua motivação, como forma de fortalecer o bom desempenho no trabalho, unido à realização pessoal.
Os treinamentos comportamentais trazem resultados imediatos. que contribuem significativamente para o dia a dia do colaborador, tanto em seu âmbito profissional, quanto no âmbito pessoal. Através desses treinamentos, ocorre um processo de resinificação de valores e emoções do colaborador. Este processo, serve como estímulo para comportamentos benéficos para a empresa e para o colaborador.
Os treinamentos técnicos são importantes aos colaboradores, pois trazem conhecimentos novos e atuais. Mas é fundamental uma mescla com treinamentos comportamentais, pois uma boa dose de motivação é imprescindível para uma equipe de alto desempenho.
Treinamento comportamental como estratégia…
Quando as empresas colocam as pessoas no centro de sua estratégia de crescimento e inovação, elas passam a se preocupar com seu maior diferencial competitivo.O mercado de treinamento e desenvolvimento vem em um processo de expansão ao longo dos anos. E está se tornando cada dia mais vantajoso para as empresas, e, na medida em que conquista a atenção, agrega ferramentas metodológicas e de tecnologia.
As empresas perceberam que seu maior diferencial está na gestão estratégica de pessoas. Elas são o ponto de fusão entre a imagem que a empresa projeta e aquilo que ela verdadeiramente faz. Por isso, investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas deve fazer parte da estratégia e cultura organizacional. Quando existe elo entre pessoas e empresas por um propósito maior, o resultado passa a não ser o objetivo principal da organização, mas sim a consequência de suas ações.
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