Conhecer seus colaboradores é de extrema importância, e este é o papel do analista comportamental: entender, não somente as habilidades técnicas, mas também o perfil comportamental de cada um.
Essa análise permite que contratações incompatíveis sejam evitadas e que equipes sejam formadas de forma que a produtividade aumente. É por isso que esse profissional é, a cada dia, mais reconhecido dentro das organizações, não importa qual seja o ramo de atuação.
A metodologia consiste em mapear características, qualidades, defeitos, pontos fortes e fracos de uma pessoa, considerando, ainda, as influências externas e internas que atuam em seu comportamento.
Formar equipes com colaboradores de personalidades muito distintas pode ser a chave para desentendimentos e problemas que poderiam ser evitados. Por isso, a gestão de pessoas voltada para o comportamento é essencial para a melhoria do clima organizacional.
Esse profissional é responsável por aplicar testes e analisar seus resultados, auxiliando a equipe de RH na tomada de decisões, além de ajudar os próprios colaboradores na jornada do autoconhecimento.
Essa profissão é muito relevante, uma vez que pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, ampliando as chances de decisões assertivas, diminuindo a rotatividade de profissionais e contribuindo na satisfação de cada colaborador.
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Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob orientação da jornalista Thayná Fogaça.
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