Pesquisa realizada pelo BCG - Boston Consulting Group, encomendada pelo Google em 2021, demonstra que apenas 30% das empresas apresentam maturidade digital,
criando soluções em escala que afetam o retorno financeiro, o crescimento da receita e a economia de custos, como pode ser visualizado pelos dados dispostos nos gráficos abaixo:
Com base na pesquisa, observa-se que empresas líderes digitais trazem 2 vezes mais soluções em escala, sendo que 30% das organizações escalaram soluções orientadas ao cliente, um pouco mais do que escalaram as operações e as soluções digitais relacionadas à empresa (24% cada), e, por fim, as empresas consideradas líderes digitais escalaram 70% mais soluções de entrada no mercado do que os retardatários.
Para tal, as empresas líderes digitais utilizam ferramentas de análise e Inteligência Artificial para transformar insights baseados em dados em ações de negócios, rastrear resultados, assim como para criar ciclos de aprendizado e de capacitação, o que repercute em toda a sua estrutura.
Como as empresas são dirigidas por pessoas, os líderes nessas empresas dão um importante exemplo, pois primam pela construção sistêmica da base tecnológica digital, promotora da capacitação da força de trabalho de forma vertical em prol de práticas e ações pautadas pela busca da alta qualidade, construindo uma mentalidade de execução sólida, ágil, colaborativa, entrosada e orientada ao sucesso dos negócios.
O estudo em referência identifica três fatores que os líderes de sucesso no contexto digital se baseiam:
Embora que o contexto da pesquisa se refira as empresas líderes digitais, vale a pena aqui registrar, grifo nosso, que a estrutura de valores, convertidos em práticas organizacionais, são decorrentes de um ecossistema que bem dimensiona a inter-relação de estruturas e elementos do meio com a atuação do ser humano, como bem pontuo em recente artigo: Lideranças Inspiradoras e o Ecossistema Humanizado.
Assim considerando, a tecnologia digital e suas ferramentas, a exemplo das empresas líderes neste contexto, devem ser dimensionadas por meio de estruturas que permitam sua aplicabilidade e desenvolvimento sistematizado, constituindo-se como forma necessária para desenvolver uma gestão eficiente e integrada, capaz de gerar produtos e serviços de alta qualidade e valor.
Devo lembrar que algoritmos e máquinas, mesmo que com alta tecnologia embarcada, não conseguem por si só a façanha de gerar produtos e serviços de alta qualidade e obter resultados de forma sustentável, como bem pontuo em meu outro artigo O Pós Pandemia da Industria 4.0, já que dependerá de como se utiliza os recursos e elementos dispostos no meio para se atingir os objetivos, onde e quando os líderes verdadeiros atuam e fazem a diferença.
Turiddo Bonazzi é Diretor/Head dr gestão de Pessoas da Blink Telecom e colunista do Gente Mais Portal.
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