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Fabian Bessoni

A chave é a comunicação

Um dia desses estava conversando com um amigo que também é gestor de RH e falávamos sobre engajamento através da comunicação, ele está em um momento de muitas mudanças no negócio que ele gerencia. Falei sobre um feedback de um gestor sobre minha comunicação, que era muito efetiva e pouco afetiva e como isso me trouxe reflexões sobre como escrever algo e ser envolvente com os temas que precisava engajar pessoas na comunicação, isso dentro da cultura corporativa do negócio onde atuo. Sabemos que as empresas mais bem sucedidas são formadas por funcionários altamente engajados e essas forças de trabalho de alto desempenho compartilham uma dedicação implacável ao que é do melhor interesse de seus empregadores. Essa turma é comprometida, determinada e consistentemente fundamental para aumentar a produtividade nos negócios em que atuam.





O sonho de todo empresário, certo?


Mas o que não é tão óbvio é saber o que atrai esses perfis para dentro dessas empresas, e ainda mais importante, qual é a melhor estratégia para mantê-los após contratados? É uma gestão forte? Dinheiro? Reconhecimento?

Penso que todos são importantes, mas vejo quase que um consenso entre os campeões em comunicação que, o que realmente diferencia os negócios mais cobiçados do resto é seu compromisso com estratégias de comunicação eficazes.

Quando você faz um anúncio formal sobre uma reorganização corporativa ou conversa com seu grupo sobre suas cargas de trabalho, como, e quando, você comunica sua mensagem é vital.


Separei 6 pontos, dos muitos, que acho importantes para compor uma estratégia vencedora de comunicação:


1. Invista na honestidade

Ao entregar sua mensagem, seja o mais sincero e completo possível, seja transparente e avise os funcionários se há detalhes que você simplesmente não pode compartilhar devido à confidencialidade. Mesmo que eles não tenham todas as peças do quebra-cabeça, eles vão apreciar sua honestidade e provavelmente ser mais solidário e, como resultado, mais engajados.


2. Seja oportuno

Não espere até ter todas as informações para entregar uma mensagem. Nunca há um vácuo na comunicação se a mensagem não vier diretamente de você, as pessoas preencherão as lacunas de informação com rumores ou suposições – o que pode levar à baixa moral, desconfiança e falta de produtividade. Comunicação é um processo. Compartilhe o que puder sempre que puder.


3. Foco na consistência

Alinhe suas mensagens com a missão, visão e valores da sua empresa. Compartilhar o "o porquê" por trás de uma decisão ou mudança de direção ajuda seus funcionários a entender a razão por trás da decisão. Isso constrói confiança e uma mentalidade de equipe forte.


4. Adapte sua mensagem

Certifique-se de que sua mensagem seja significativa para sua força de trabalho e responda à pergunta: "O que ganho com isso?" Isso cria o buy-in da sua equipe e ajuda a capacitá-los a seguir com a mudança com mais facilidade. Você criará um senso de propriedade que motiva os funcionários a embarcar e fazer a sua parte para um bem maior. Os funcionários que sentem que pertencem a algo maior do que eles mesmos se tornarão os maiores defensores da sua empresa.


5. Incentive o feedback

É importante que seus funcionários se sintam confortáveis em compartilhar suas perguntas e preocupações, por isso o fluxo de comunicação da sua organização deve ser bidirecional – um diálogo, não um monólogo. Quando você incentiva o feedback e ouve o que os funcionários têm a dizer, você envia a mensagem aos seus funcionários de que suas opiniões importam.


6. Capacite seus gestores

Mantenha seus gerentes do meio no circuito desde o início. Eles são a voz da sua organização, os mensageiros entre a alta administração e os funcionários. Ao capacitá-los com informações e estratégias eficazes de comunicação, eles estarão melhor equipados para entregar mensagens consistentes às suas equipes e fornecer respostas para quaisquer perguntas que possam surgir.


Em alguns casos, como em uma reorganização da empresa, pode ser útil realizar reuniões regulares com sua gerência intermediária para atualizá-las sobre o desenvolvimento de mudanças.


Você pode querer fornecer-lhes pontos de discussão que eles podem prontamente compartilhar com suas equipes para garantir mensagens consistentes entre departamentos e para evitar a propagação de falhas na comunicação.


Pensando em tudo isso, quando vou comunicar algo sempre me faço 5 perguntas:


  • Que informações estamos prontos para comunicar agora?

  • Quais informações ainda não podem ser compartilhadas?

  • Quais canais de comunicação usaremos (formal e informal)?

  • Quais perguntas podemos antecipar que nossos funcionários farão quando ouvirem essa mensagem?

  • Quais são as respostas apropriadas a essas perguntas?


Os funcionários engajados estão comprometidos e motivados a fazer do seu negócio um sucesso. Quando você aproveita o poder da comunicação através de mensagens claras e consistentes, você capacita toda a sua força de trabalho para fazer o seu melhor trabalho e levar seu negócio para o próximo nível.


Fabian Bessoni é associado de RH e colunista do Gente Mais Portal

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