Porque levar a transformação digital para a minha Pequena e Média Empresa

Em nossos últimos conteúdos temos visto sobre como a Transformação Digital afeta as PMEs, vimos que elas tem adotado isso em seu dia a dia e se reinventado como empresa, buscando atender seus clientes cada vez melhor.

Mas já falamos pelo menos uma vez sobre como esse não é um processo fácil, é necessário um orçamento para investir em novas tecnologias, uma boa pesquisa sobre o que é melhor para o seu caso. Mas o mais difícil é trabalhar toda a cultura da empresa, mudando a forma de agir e pensar de cada colaborador para que as novas iniciativas deem certo.

Mas por que VOCÊ deve aderir a transformação digital na sua empresa? Dá pra pensar em alguns motivos, mas nem precisa já que a resposta é apenas uma: é impossível remar contra a maré.

O mercado caminha para a automação de processos, os clientes têm as ferramentas tecnológicas como artigos de uso prático diário. Simplificando: vivemos em uma sociedade que anseia pelo digital.E se sua empresa, mesmo uma PME, não se adapta a isso ela pode se tornar obsoleta.

Mesmo com a dificuldade no processo de transição a Transformação Digital só traz vantagens, e vamos te apresentar a algumas delas:

1 – Acessibilidade
Já se foi o tempo em que a tecnologia de ponta estava ao alcance apenas das grandes empresas. Atualmente, aquele que possui um pequeno comércio ou uma empresa de médio porte conseguem fazer uso das suas vantagens.

O resultado dessa transformação digital é permitir que você dispute de igual para igual com empresas maiores.

2 – Produtividade
Todo negócio que tem a ambição de crescer precisa ter estratégias para produzir mais. O seu desenvolvimento pode alavancar com o investimento nas ferramentas certas.

Um profissional responsável por tarefas manuais pode ser melhor aproveitado em outras áreas enquanto um sistema de gerenciamento realiza a sua tarefa.

Outra vantagem é que funcionário e software podem formar uma excelente dupla de trabalho. Você deve providenciar a capacitação da equipe para fazer o melhor uso possível dele.

Ganha-se tempo, e é feito um melhor aproveitamento da mão-de-obra da empresa.

3 – Comunicação
Um bom relacionamento entre empresa e consumidor faz toda a diferença. A internet e as mídias sociais foram o meio que revolucionou o formato de comunicação.

Os clientes são bem atendidos enquanto as empresas garantem maior fidelização para as próximas compras. Uma transformação digital que veio para facilitar a vida de empresários e consumidores.

Por esse motivo, podemos considerar que a tecnologia usada para estreitar esses laços foi uma ideia genial. E a gestão empresarial precisa estar atenta a esse tipo de oportunidade.

4 – Análise do Cliente
É fundamental conhecer os seus clientes para promover ações assertivas que retornem em vendas. E quais meios utiliza para esse fim?

Uma forma eficaz para descobrir o perfil do cliente é através dos sistemas de informação. Hoje são mais acessíveis para empresas de qualquer tamanho.

5 – Compartilhamento de Dados
Certamente você já ouviu falar em armazenamento na nuvem. Os dados do negócio podem ser acessados por qualquer pessoa da equipe autorizada. Essa medida otimiza o trabalho.

Um risco que se torna muito menor é o de perder informações preciosas sobre o seu negócio. A nuvem protege os dados. Esse é um dos grandes recursos oferecidos pela transformação digital.

Os dados compartilhados evitam erros em algum ponto dos processos. Cada funcionário envolvido com determinada atividade pode acessar as informações. O ruído na comunicação tende a diminuir drasticamente.

6 – Economia
Automatizar processos garante a economia de tempo, dinheiro e de recursos humanos.

Imagine que um software de gestão empresarial reúne a possibilidade de gerar planilhas, relatórios, fazer um rigoroso controle de estoque, armazenar documentos, notas fiscais e outros papéis. E esses são apenas alguns exemplos de uso.

Cálculos errados podem levar a empresa a um grande prejuízo financeiro. Os recursos de finanças e contabilidade têm como objetivo prevenir o problema.

Cansado de administrar o pagamento de horas extras? Ao fazer parte da transformação digital, verá que a tecnologia reduz o tempo entre uma tarefa e outra. Assim, muito mais poderá ser feito em menor tempo e sem necessidade de horas adicionais.

Agora você já sabe porque investir na transformação digital da sua PME!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *