Cada pessoa é única e possui suas próprias características e formas de agir em determinada situação. No entanto, no ambiente de trabalho é necessário que todos respeitem as diferenças para uma melhor convivência. Assim, o mapeamento de Perfil Comportamental, é uma solução!

Isso é necessário para gerar harmonia entre os colaboradores, garantindo mais afinidade e produtividade. Por isso esse é um processo que envolve diversas técnicas, como testes, entrevistas e softwares específicos..

Assim, o RH consegue mapear o perfil dos profissionais, considerando vários aspectos. Entre eles o modelo mental, preferências, motivações e restrições de cada um. Mais do que colocar um rótulo nos funcionários, essa ferramenta ajuda as corporações a se aproximarem de seu time. Dessa maneira, possível entender as necessidades e dificuldades de cada um dos colaboradores.

O que é mapeamento de perfil comportamental?

A grosso modo, o mapeamento de perfil comportamental pode ser percebido como um método utilizado para identificar competências e habilidades. Para isso, são utilizadas diversas técnicas que viabilizam identificar padrões no comportamento de um profissional, considerando características, como:

  • modelo mental;
  • preferências;
  • motivações;
  • limitações.

Muitas vezes, os candidatos a uma vaga podem ter habilidades semelhantes entre si. Por isso, é importante que sejam considerados os seus traços comportamentais no momento de decidir. Dessa maneira, é possível escolher quem se encaixa melhor nos objetivos da empresa.

Em geral, existem 4 grupos de perfis comportamentais dominantes, conhecidos como:

Comunicadores — aqueles profissionais com facilidade de comunicação, extrovertidos, de fácil adaptação, que valorizam o relacionamento interpessoal e trabalham muito bem em equipe;

Executores — aqueles profissionais com forte senso competitivo, que encaram a autoridade como algo positivo, procuram aceitar mudanças rapidamente e se sentem motivados ao enfrentar desafios e obstáculos;

Planejadores — aqueles profissionais com inclinação para seguir normas e procedimentos, valorizam a prudência e geralmente são calmos e tranquilos ao enfrentar as adversidades do dia a dia;

Analistas — aqueles profissionais voltados para o fluxo operacional, com visão crítica e detalhista, gostam de atuar com cuidado e agilidade, têm fome de conhecimento e são bons solucionadores.

Importância e Benefícios!

O mapeamento permite que os gestores identifiquem as características e o perfil dos integrantes da equipe. Alguns dados incluem questões como: níveis de satisfação e energia, poder de comunicação e persuasão, capacidade de tomada de decisões, criatividade, perfil de liderança, colaboração entre os funcionários, entre várias outras.

Essa caracterização traz benefícios, pois:

  • Permite comparar o perfil de um candidato com o perfil esperado para a vaga;
  • Facilita a gestão de equipes e criação de equipes com alta performance;
  • Possibilita que o colaborador seja destinado a um cargo ideal para seu perfil. Dessa forma ele trabalha melhor e alcança melhores resultados;
  • Fornece base para a elaboração de um plano de treinamento;
  • Gera relações internas mais fluidas e produtivas;
  • Ajuda na identificação das causas de conflitos e entraves no processo de trabalho.

É importante ressaltar que a aplicação dos testes de mapeamento do perfil de colaboradores é apenas o primeiro passo. O RH precisa dar continuidade ao processo, para solucionar os problemas encontrados, proporcionar melhores condições de trabalho e destinar os funcionários aos melhores cargos para eles.

Como a Gestão Comportamental pode impactar no capital humano?

O capital humano é um dos ativos mais valiosos de uma empresa e cada vez mais a gestão tem seu foco voltado para zelar as pessoas das organizações. Capital humano é definido pela capacidade de competências, conhecimentos e habilidades que compõem a personalidade de um funcionário ao realizar seu trabalho.

A gestão comportamental, ou seja, a gestão de pessoas por meio do comportamento, gera um análise mais estratégica e inteligente de como desenvolver as competências de cada colaborador. Para que ele produza mais e impacte diretamente nos resultados da empresa.

Ao analisar o perfil comportamental de cada colaborador, a gestão de RH, consegue saber exatamente quais os pontos fortes e a serem desenvolvimento de cada colaborador. E por meio dessa informação, é possível montar times mais fortes e adequados com o potencial de produtividade mais alto.

Como implementar a Gestão Comportamental na minha empresa?

O mapeamento comportamental é realizado por meio de questionários estruturados. Estes, devem ser respondidos pelos próprios colaboradores de acordo com suas preferências, percepções, valores e prioridades.
O mapeamento deve ser aplicado em três etapas:

1- Observação;
2- Aplicação de questionários;
3- Consolidação dos resultados.

Apesar de parecer muita informação, aplicar a Gestão Comportamental na empresa não é complicado, é necessário ter foco e disciplina para poder seguir os passos necessários.

O primeiro passo é mapear os perfis comportamentais dos colaboradores. Isso pode ser feito em várias etapas na empresa, como no momento da seleção, desenvolvimento e reuniões de pesquisa de clima. Esse trabalho é importante para identificar e entender a personalidade de cada um.

Após o mapeamento, o gestor de RH, deve promover o diálogo entre líder e equipe. É necessário saber lidar como todos os perfis por terem personalidades diferentes. Quando o diálogo é feito de forma eficaz entre os perfis, as pessoas se sentem à vontade para expor suas ideias num ambiente acolhedor, tendo assim um clima organizacional bem mais agradável.

Desenvolver ações para integração é outro passo muito importante. Assim, a partir do comportamento identificado, o RH consegue detectar quais são as habilidades e competências dos avaliados. Isso é importante porque, uma vez que desenhado quais perfis se encaixam melhor em determinado cargo ou função, é possível otimizar o processo de R&S, e alinhar todos os setores em prol dos melhores resultados para a organização!