Muita gente se pergunta por que nas entrevistas de emprego as empresas querem saber suas características positivas e negativas, além de suas facilidades e suas dificuldades.

O autoconhecimento é muito importante para qualquer pessoa. Contudo, em um processo de seleção é ainda mais importante. A empresa, ao propor essas perguntas, quer confirmar se você se conhece e, se é principalmente sincero em sua resposta.

Essa etapa é muito importante, pois essas informações serão cruzadas com a própria percepção do avaliador durante a entrevista ou algum instrumento de avaliação comportamental. Por isso, é muito importante antes do processo seletivo trabalhar em seu autoconhecimento. Identificando os seus pontos fracos e os seus pontos fortes, você conseguirá, descrever com eficiência, descrever a si mesmo.

Portanto, o autoconhecimento é essencial, e geralmente tem muita relevância na hora de decidir entre os entrevistados. Afinal, um candidato que tem pleno conhecimento do que pode contribuir para a empresa, e o que deve ser alinhado para que a relação funcione, possuí vantagem.

Além de possuir autoconhecimento, é necessário saber demonstrar suas qualidades, de forma que não cause a impressão errada no entrevistador. Muitas vezes a avaliação de um candidato, se inicia muito antes da entrevista. Por isso, nossa equipe reuniu algumas dicas:

Os seus pontos fortes falam por si mesmos?
Pontualidade:

Essa por exemplo, é uma característica marcante. Por mais que não exista nenhuma pergunta direcionada ao assunto, a pontualidade é sempre valorizada em um funcionário. Use isso ao seu favor!

Saber ouvir:

Uma entrevista não é um monólogo, por isso é importante que o candidato fique atento as informações que o entrevistador lhe der, além de demonstrar atenção, respeito, e paciência em aprender, ouvindo você poderá adquirir informações valiosas para seu processo seletivo.

Modo de se vestir:

É importante demonstrar que você consegue estar alinhado conforme o perfil da empresa. Afinal, a aparência pode demonstrar que você compreende qual o estilo daquele ambiente de trabalho.

Integridade:

Nunca fale mal do seu antigo emprego, este não é o momento para isso, foque em apresentar experiências que contribuiriam para sua nova função, e não no que ocorreu de ruim anteriormente.

Sinceridade:

Ademais, é essencial que o candidato seja sincero mesmo sobre seus pontos fracos, mentir nunca é o melhor caminho, e o entrevistador provavelmente vai perceber. A honestidade é um dos pontos mais fortes em uma entrevista.

Então, se você está passando por processos seletivos, desenvolva o seu autoconhecimento. Se você precisar da ajuda da Gente Mais – Consultoria e Treinamento, nós possuímos uma ferramenta de Análise Comportamental, a People+Assessment, que pode te ajudar a descobrir os seus pontos fortes e pontos fracos.

Se você já tem um conhecimento sobre si definido, apenas redesenhe seus pontos fortes e fracos e discorra sobre eles com naturalidade no processo de seleção. Tenho certeza que vai dar muito certo pra você!

Acompanhe a Gente!

  Youtube  

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Assista ao vídeo deste artigo:

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e assista a outros vídeos! 🙂