A palavra carreira tem sua origem no latim medieval via carraria, que significa estrada rústica para veículos. Foi apenas no século 19 que a palavra começou a ser usada em referência a trajetória profissional. Passando a significar o oficio ou a profissão que progride em etapas.

Primordialmente, era comum que o indivíduo iniciava sua carreira em uma determinada empresa e permanecia nela até o final de sua vida profissional. Iniciavam muitas vezes como aprendizes ou com cargos iniciais, e chegavam a se aposentar em cargos como gestores ou diretores. Nessa época subir de cargo, já era visto como uma recompensa do esforço e lealdade de um colaborador.

Atualmente o mercado de trabalho é diferente. Ao analisar currículos é possível observar que os profissionais continuam subindo de cargo. No entanto essa escalada se dá através de diversas empresas. A conquista de cargos mais altos não é mais um prêmio, e sim consequência de uma carreira planejada.

Por isso, é sempre é bom refletir sobre nossa carreira, principalmente se tratando de novos planos e objetivos de longo prazo. A carreira é um fator muito importante para o sucesso de qualquer indivíduo e por isso sempre está dentro das principais necessidades para atingir a felicidade.

Qual a importância de um plano de carreira?

O plano de carreira direciona toda a equipe interna em seu desenvolvimento e desempenho profissional, pois deixa claro o caminho que cada colaborador terá de percorrer dentro da organização para alcançar o nível mais alto de sua carreira.

Quando esse planejamento é bem estruturado, os funcionários trabalham com mais motivação, e sabem que o seu crescimento dentro da companhia depende de seu esforço. Além disso, eles se sentem mais seguros ao notarem os “degraus” que precisam subir na empresa e por quanto tempo em média ficarão em cada um deles.

Como crescer profissionalmente?

É necessário que o profissional reflita a respeito de suas realizações. Estar a par, do que foi feito para que o resultado tivesse sido atingido e principalmente o que faltou fazer. As ações não devem simplesmente serem usadas para uma mera reflexão, mas sim principalmente para evidenciar o que foi bom e o que poderia ter sido melhor.

Esboçar projetos é muito bom, desde que eles estejam no papel. Afinal a visualização é um recurso muito importante de motivação, caso contrário serão apenas planos utópicos. É preciso estabelecer metas, e estratégias, e com isso persegui-las até o fim. Se não tiver uma resposta positiva, abandone essa estratégia, pois ela o levará ao fracasso novamente, independente de quantas vezes tentar.

Por isso, a Gente Mais Consultoria e Treinamento, oferece serviços personalizados, visando sempre seu melhor desenvolvimento. Conheça nosso conteúdo exclusivo sobre Plano de Carreira, entre em contato conosco para dúvidas e mais informações.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP