O que é Assessment e por que você precisa dele?

Vem entender o que significa este termo guarda-chuva e como dominar este conceito pode ajudar a você e a sua empresa

Tempo de leitura estimado: 2 minutos e 30 segundos

Texto por Diego Taketsugu*

Assessment é uma palavra em inglês que significa, em tradução livre, “avaliação”. É comum em filmes e séries vermos alguém falando “can you assess the situation?” O que significaria algo como “você pode avaliar a situação?”, no sentido de saber se está tudo bem ou se há problemas.

No mundo empresarial, o pensamento é o mesmo: é preciso saber se está tudo bem com a equipe de colaboradores ou se há problemas, por isso você, enquanto gestor, deve conseguir “assess the situation”.

Quando dizemos que assessment é um termo guarda-chuva, o que isso significa é que ele não determina apenas uma maneira de se avaliar a situação, mas várias, como a Metodologia DISC, o Eneagrama de Personalidades, o teste de personalidade MTBI, entre muitas outras!

A partir dessas diversas maneiras de se avaliar o trabalho, a personalidade de seus colaboradores e o clima organizacional do seu ambiente de trabalho, você poderá reconhecer os problemas e pontos de entrave na sua empresa e, assim fazer as mudanças necessárias, por exemplo, sabe aquele seu funcionário que não é muito produtivo e parece não saber muito bem o que faz? Talvez, ele não seja um mau funcionário, apenas esteja deslocado no ambiente de trabalho. Quem sabe se ele for realocado para uma função diferente, ele não será mais produtivo?

Conhecer as ferramentas de assessment e saber aplicá-las pode ser um ponto de virada para que sua empresa consiga finalmente decolar de vez, por isso, nós da Gente Mais Consultoria estamos preparando uma série de posts aqui no blog, destrinchando as diferentes ferramentas que podem ser utilizadas, suas histórias, funções e aplicações! Não deixe de acompanhar nossas postagens e mande para quem você achar que pode achar interessante!

Nós também queremos ajudar você e o seu negócio de maneira mais direta e, por isso, oferecemos vários cursos e treinamentos por meio da nossa plataforma EAD, não deixe de conferir!

*Estagiário Gente Mais sob supervisão da jornalista Thayná Fogaça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *