O LÍDER COM AUTOESTIMA

Texto por Mauro Moraes – Colunista Gente Mais. Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança

Quando um homem realmente deseja alguma coisa tão profundamente que se dispõe a apostar todo seu futuro em uma única jogada para conseguir essa coisa, ele tem certeza da vitória”

Napoleon Hill

Autoestima é o apreço, valorização e confiança que uma pessoa tem por si própria, significa o valor que atribuímos a nós mesmos e nossa capacidade de nos amar. É o ato de “amar a si mesmo”, que requer atitudes como o autorrespeito, a autoaceitação e o autoconhecimento.

O líder de alta performance trabalha sua autoimagem, para manter elevada sua autoestima, pois tem consciência que é exemplo para todos ao seu redor.

Uma forma prática do líder melhorar sua autoimagem, é elogiar seus colaboradores sempre que flagrá-los realizando coisas boas, acostume-se a valorizar os outros, este comportamento irá voltar para você em forma de gratidão.

“Se você atribui um baixo valor a você mesmo, pode ter certeza que o mundo não irá aumentar este valor”

John Maxwell

Construa sua autoestima, seguindo alguns passos:

– Responsabilize-se pela sua vida, crie a consciência que somente você é responsável pelas ações que aumentarão seus resultados

“Sou o senhor do meu destino, sou o capitão da minha alma”

William Henley

– Tenha uma visão otimista, baseada em seus valores, pois são eles que guiam seu futuro

– Mantenha pensamentos positivos, tudo o que acontece tem dois lados, se alimente de informações relevantes para enxergar com constância o lado positivo dos acontecimentos

– Pare de se comparar com os outros, você é único e deve buscar um crescimento e desenvolvimento gradativo e constante, apenas se comparando a si mesmo, se tornando sua melhor versão a cada dia

– Faça a coisa certa, mesmo que seja difícil, este comportamento te ajudará a passar confiança e credibilidade em conquistando o respeito de seus liderados

Exercícios Práticos

– Pratique uma pequena disciplina diariamente em uma área específica da sua vida, a persistência e a consistência irão ajudar você a melhorar seus resultados. Que tal começar aquela caminhada que está procrastinando? Iniciar aquela reeducação alimentar, ingerindo mais água durante o dia ou ler o primeiro capítulo daquele último livro que comprou?

– Celebre as pequenas vitórias, mesmo pequenas mudanças representam sucesso, por isso, a cada meta alcançada, comemore!

– Crie uma “frase de poder” que lhe traga afirmação ou lhe dê propósito para agir, sentir ou pensar diferente. Escreva abaixo frases poderosas, segue um exemplo:

Eu sou focado naquilo que desejo conquistar

Eu posso conquistar tudo que deseja

Eu sou capaz de realizar tudo que pensar

– Faça uma lista com todas as suas qualidades, se precisar peça ajuda dos colegas de trabalho, amigos e familiares, se chegar a 10, se esforce para escrever 20, 30 e não pare nunca…

– Transforme crenças limitantes em crenças que empoderam:

1 – Identifique a crença limitante que você quer mudar;

2 – Determine como esta crença limita você;

3 – Decida como você quer agir, sentir ou pensar a partir de agora.

“Ser um líder com AUTOESTIMA alta, o ajudará a inspirar seus liderados!”

Mauro Moraes

Me Siga no Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *