Mudança de Carreira

A mudança de carreira, é um fenômeno que cada vez mais faz parte do contexto profissional mundial. Pessoas de diversas áreas, idades, e lugares, sentem a necessidade de mudar aquilo que fazem e seguirem na busca por sua realização profissional, e isso é muito mais comum do que se pensa.

Um artigo do Harvard Business Review descreve os profissionais graduados da seguinte maneira:

  • Velocistas (35% dos jovens adultos entrevistados): entram em suas carreiras depois da faculdade, ou estão a caminho de um lançamento bem-sucedido após concluírem o ensino.
  • Andarilhos (32% dos adultos jovens entrevistados): gastam seu tempo — cerca de metade dos seus vinte anos — para começar suas carreiras.
  • Retardatários (33% dos jovens adultos entrevistados): apertam o pause e passam a maior parte de seus vinte anos tentando começar.

Certamente ao colocar em dados é possível perceber melhor a maneira como isso acontece. Na maioria das vezes, as pessoas escolhem uma graduação aos 17 anos, concluem entre os 22 e 25 anos, e então entram no mercado de trabalho na busca pela construção de uma carreira sólida e promissora. Imagine essa mesma pessoa, com seus 30 e poucos anos, acha que ela ainda escolheria a mesma área de atuação? Em pelo menos um terço dos casos a resposta é não.

No entanto, esse não é um processo fácil. Mudar de carreira não é para amadores, seja se você estiver pensando em largar a vida executiva para empreender, ou se for um profissional liberal que deseja a constância dos escritórios. Se mudar de carreira, é uma dúvida ou uma vontade sua, continue lendo o artigo até o final, porque a Gente separou dicas incríveis para você!

Controle financeiro

Primeiramente uma transição de carreira gera custos que devem ser considerados. É importante verificar se há recursos próprios suficientes para passar pela fase do aprendizado. Você vai precisar de dinheiro para tirar sua ideia do papel, seja ela qual for. Minha primeira dica é: guarde dinheiro.

Quanto mais organizado financeiramente você estiver, mais liberdade você vai ter para experimentar e menos pressão para acertar rápido. Isso irá definir se é melhor deixar o atual trabalho e se dedicar plenamente à construção do sonho, ou ir de forma mais gradual, sem abandonar o emprego. 

Identifique se sua carreira profissional é o problema

As vezes o problema não é seu trabalho. Pode ser algo que você deva descobrir por você mesmo. Descobrir o que quer fazer com um pedaço considerável do seu tempo na terra é importante. E posso te dizer que esta jornada de descoberta vai fazer você pular de carreira em carreira.

Se conheça

Como dissemos no tópico anterior, trocar de área faz sentido se estiver alinhado com seu propósito de vida. Isso exige uma alta dose de autoconhecimento. Portanto, invista em se conhecer, o autoconhecimento é uma competência fundamental para uma mudança de carreira.

Isso significa que você deve se conhecer e entender quais são os seus pontos fortes, fracos e a desenvolver e com isso entender as chances de sucesso em sua nova empreitada. Seja capaz de se autoavaliar, isso é fundamental!

Verifique sua motivação para querer mudar de carreira

Tome cuidado para não fazer um movimento impulsivo. Conforme muitos profissionais tomam decisões apressadas, é possível perceber que elas são fundamentadas em dificuldades pessoais, modismo ou num salário mais atraente. É muito fácil se frustrar nesses casos. O talento é tão importante quanto o desejo. Portanto, analise com cuidado quais são suas habilidades e seu  estilo de vida, e se esses fatores estão em sintonia com a opção em mente. 

Tenha Clareza

Ter clareza é criar uma visão de futuro. É definir O QUE você quer ou vai fazer daqui pra frente. Entenda a forma que você deseja contribuir para o mercado. Tenha clareza de onde você vem, da sua trajetória, dos aprendizados que teve ao longo do caminho, quais são seu valores e seus “inegociáveis”: ter consciência sobre essas questões enquanto profissional, é a base que vai te ajudar a definir o próximo passo.

Faça um plano de carreira

O que você quer para a sua carreira daqui 3, 5 anos? Quais aprendizados quer adquirir daqui para a frente? Se você quer mudar de carreira precisa entender e ter de forma clara os seus objetivos desenhados. Dessa maneira, a mudança de carreira não te prejudica se for bem estruturada e tiver objetivos, um plano de carreira lhe ajuda até mesmo explicar para os seus futuros empregadores o porquê de sua decisão.

Crie conexões 

A partir disso, é muito importante construir uma outra rede de contatos, essa é a maneira mais rápida de conseguir estar inserido no mercado de trabalho. Assim, novas conexões podem te levar a novos clientes e contatos que podem indicar o seu trabalho a outras pessoas. Muitas vezes, a nova área possui valores e cultura próprios, que levam um tempo longo para ser aprendidos. Cursos e eventos são boas fontes de informação.

Aprender sempre

Você já deve ter ouvido aquela frase: “nunca é cedo ou tarde demais para aprender”, essa frase nunca esteve tão atual. Portanto reserve tempo para aprender coisas novas e se manter atualizado o mercado que quer atuar. Seja estrategista e crie a sua própria lista de conteúdos que serão uma “carta na manga” no jogo dos negócios.

Se atualize

Sobretudo novos caminhos exigem novos conhecimentos, por isso fazer cursos e mergulhar na sua nova área será determinante para o sucesso da sua mudança de carreira. Na internet é possível consultar Guias de Profissões que já indicam quais os cursos e conhecimentos necessários para atuar nas mais diversas áreas profissionais.Tente gastar mais tempo vasculhando newsletters do setor, artigos, livros. Você pode aproveitar o tempo no trânsito por exemplo para escutar podcasts e e-books e aproveitar o tempo para conhecer novos pontos de vista sobre um determinado assunto ou tendências do seu setor.

A Gente Mais consultorias e treinamentos se preocupa com a sua realização profissional, por isso oferecemos serviços de Coaching e Mentoring que podem te ajudar nesse processo. Entre em contato com a Gente para mais informações.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *