Mentoria como estratégia de ação organizacional: Benefícios e Aplicação!

Tempo estimado de leitura: entre 5 e 6 minutos

Já pensou o quanto seria útil ter a orientação de um profissional experiente em uma situação específica da sua carreira, para alcançar um objetivo pré-determinado? Esta é justamente a ideia da Mentoria Profissional, traduzida do termo inglês Mentoring.

Cada vez mais, as organizações concentram esforços estratégicos em alinhar os processos de RH com as metas organizacionais.

Assim, chegamos aos modelos mais modernos de gestão, que valorizam cada colaborador, fazendo com que possibilidades de aprendizado sejam abundantes. Hoje, a ideia é estimular cada um a assumir responsabilidade por si próprio como pessoa e como cidadão.

E o Mentoring será a ferramenta que dará ao gestor a habilidade para se desenvolver e ajudar a sua equipe no desenvolvimento deles, com apoio para operarem atendendo às suas expectativas pessoais e profissionais. A ideia é criar um ambiente seguro, no qual o colaborador encontrará oportunidades de desenvolvimento pessoal e de suas atividades, ideias e, consequentemente, atingindo os objetivos dele e da empresa. 

Programa de mentoria: como este processo auxilia no desenvolvimento de pessoas em uma empresa!

Comumente, associamos a ideia da Mentoria com o processo de desenvolvimento de pessoas. Mas como uma mentoria direcionada pode fazer a diferença no desenvolvimento de sua empresa? Muitas corporações já adotam a prática do mentoring, mesmo que informalmente. Entretanto, é importante tornar este processo de desenvolvimento cognitivo, social ou emocional como um recurso estruturado oferecido pela companhia. Confira algumas das aplicações de mentoria mais comuns!

  • Preparar profissionais para assumirem funções de liderança;
  • Capacitar sucessores, para diversas funções, não apenas liderança;
  • Reduzir custos com Treinamento e Desenvolvimento (T&D), utilizando mentores da própria organização;
  • Trabalhar em problemas pontuais de Gestão de Gente;
  • Repassar todo seu know how para que você atue com ainda mais eficiência em seu propósito profissional.

Qual a estratégia utilizada no mentoring?

Segundo o especialista Sidnei Oliveira, a estratégia do mentoring baseia-se na estimulação do mentorado para que ele busque desenvolvimento e autonomia. Tenha em mente que o mentor é humano e está sujeito a erros em seu trabalho. O grande segredo é o mentor usar seus próprios erros e acertos para agregar conhecimento ao seu mentorado.

“O mentor se ocupa justamente de estimular o desenvolvimento da maturidade do indivíduo”, diz Oliveira.

O mentor ressalta ainda que isso é feito por meio da promoção de circunstâncias que possibilitem o mentorado a lidar com as consequências de suas próprias escolhas, criando assim, maturidade.

Esse desenvolvimento acontece durante toda a trajetória profissional do mentorado. Por isso, o mentoring geralmente não tem um período limite para acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *