Líder Coach: Já conhece essa tendência?

Toda empresa precisa de um líder, aquela figura central que vai tomar a frente da situação e guiar a equipe à bons resultados. Ele é responsável por gerenciar os projetos e processos, conduzir os colaboradores, no sentido de orientá-los e acompanhá-los na execução de suas demandas diárias, dar apoio aos empresários e empreendedores na gestão dos negócios, entre outras atribuições, que têm fundamental importância para que uma organização seja bem-sucedida no mercado em que atua. 

Sendo um profissional indispensável, o Líder busca executar a sua função da melhor forma, sempre seguido os perfis da empresa e aplicando técnicas que vão gerar resultados positivos em termos de motivação da equipe e produtividade. Mas onde que o Coach entra nisso?

O Líder aliado às técnicas de Coaching é um tipo de liderança que está sendo bastante valorizada no ambiente corporativo. Nela o profissional que tem como base os ensinamentos que o Coaching proporciona, tem a habilidade de direcionar as ações com extrema eficácia. Na organização, uma de suas maiores atribuições é auxiliar seu liderado na descoberta de como ele pode contribuir cada vez mais e melhor com esses objetivos, atendendo, assim, às expectativas que a empresa tem com relação ao funcionário. Isto é feito respeitando as necessidades e limites de cada um como ser humano.

De acordo com Tati Souza, Coach e CEO da Gente Mais, essa forma de liderar tem suas vantagens sobre outras. “O Líder Coach ele vê as possibilidades, áreas de talento e potencialidades do liderado. Ele também não fica esperando que o liderado venha pronto, então tem a paciência para desenvolver a sua equipe.”

Com isso, o líder apoia o colaborador no desenvolvimento de sua inteligência emocional, o ajuda a descobrir as áreas que ele tem mais aptidão. Além disso, o colaborador aprende a lidar com as dificuldades que encontrar ao longo de seu caminho.

O Líder Coach é uma forma de liderar?

Não necessariamente, existem 4 formas base de liderança que são seguidas de acordo com o perfil da sua empresa. São elas:

 

  1. A Liderança Autoritária: Que é uma liderança mais firme onde o líder acaba sendo mais impositivo.
  2. A Liderança Democrática: Onde o líder divide mais suas responsabilidades com a equipe de colaboradores.
  3. A Liderança Técnicas: Em que o líder exerce uma liderança operacional.
  4. A Liderança Liberal: Onde o líder deixa seu liderado muito à vontade, desde que o mesmo cumpra com suas obrigações.

 

Em todos esses estilos de liderança é possível e benéfico que o Líder se utilize de práticas de Coaching, o que torna sua aplicação mais como uma técnica do que como uma nova forma. Isso porque o Coaching se torna uma ferramenta diferenciada para a gestão do Líder.

 

Porque adotar essa técnica?

O processo de transformação proposto pelo Coaching tem como base principal o autoconhecimento. A partir do momento que o indivíduo passa a conhecer, verdadeiramente, os seus recursos internos, ele passa a realizar mudanças necessárias para a autorrealização.

“É uma prática que aumenta o nível de consciência da sua equipe, para que eles saibam o que está faltando para que ele possa desenvolver suas habilidades para chegar no objetivo” Diz Tati. “Essas técnicas de Líder Coaching, principalmente com as perguntas poderosas e as ferramentas que a gente utiliza, faz com que a pessoa saia de um estado de coitado e vá para um estado de protagonista. Que sabe o que precisa fazer e que ninguém vai fazer no lugar dele.”  

Uma das grandes habilidades que o Líder Coach tem, é fazer com que a sua equipe obtenha aprendizado em cada uma das experiências pelas quais passar.  Sua preocupação não é voltada somente para atender às expectativas da empresa, ou as suas próprias, mas também para compreender seus liderados, abrindo um canal de comunicação eficiente com estes, no sentido de contribuir com o seu crescimento profissional, efetivamente e na prática. 

Com isso, os colaboradores da empresa passam a sentir-se cada vez mais motivados e começam a entregar resultados verdadeiramente positivos com maior frequência. 

E o Líder Coach realmente funciona?

Segundo a nossa experiência sim, essa técnica realmente traz resultado positivos para o ambiente de trabalho, mudando a dinâmica e performance da equipe. Mas se você não acredita vamos comprovar com dados, uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas, com 10 executivos, que tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de Coaching, apresentou dados e informações realmente e verdadeiramente significativas sobre Coaching e liderança. 

De acordo com o estudo, 100% destes executivos, após passarem pelo processo, aperfeiçoou a sua capacidade de ouvir, 90% deles, melhorou a sua produtividade, 80% teve a sua flexibilidade melhorada, mostrando-se mais abertos à mudanças, e 70% conseguiu melhorar a potencializar suas relações no ambiente de trabalho. 

A partir disso, conseguimos perceber e entender o quanto o Coaching como filosofia de liderança é capaz de aumentar ainda a performance de gestores, empresas e profissionais das mais diversas áreas.

E se você se interessar, a Gente Mais acredita tanto que oferece um treinamento de Líder Coach para que você consiga compreender e aplicar essa técnica na sua empresa!

1 comment on “Líder Coach: Já conhece essa tendência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *