Inteligência emocional nas empresas e sua importância

Muito se fala do desenvolvimento da inteligência emocional para podermos nos relacionar melhor e vivermos melhor. Porém, você sabe para quê desenvolver a inteligência emocional dentro da sua empresa e como desenvolvê-la pode ser um benefício para sua corporação? 

O que é?

Inteligência emocional é a habilidade de gerir suas emoções, de forma que, podemos nos motivar a partir dela, contornar crises, melhorar nossos relacionamentos e entender melhor as emoções de quem está a sua volta.

Ela é classificada em 5 etapas de desenvolvimento de habilidades:

  1. Autoconhecimento: entender o que você é e como você funciona, para assim, se conhecer melhor e como os seus sentimentos e emoções funcionam em determinadas ocasiões;
  2. Controle emocional: saber quando e onde você utilizará determinada emoção;
  3. Automotivação: usar as suas emoções para se motivar durante o dia-a-dia;
  4. Empatia: conseguir identificar e entender os sentimentos e emoções das pessoas à sua volta.
  5. Relacionamentos interpessoais: desenvolver as outras etapas em um primeiro momento para se outro desenvolver, e em um segundo momento, desenvolver com outras pessoas, para assim melhorar seu envolvimento com outros indivíduos e desenvolver sua inteligência social.

Por que usar a inteligência emocional nas empresas?

Existem diversas maneiras de responder essa pergunta, de forma mais direta, é entender que desenvolver essas habilidades nos funcionários e nos gestores, pode trazer benefícios diversos, ou seja, é um investimento que é feito na empresa de forma geral.

Isso acontece porque desenvolver essas habilidades nos funcionários formam pessoas mais capacitadas e mais sociáveis. Dessa maneira, serão funcionários que entendem o lado outros, que se auto motivam e motivam o próximo, entendem como negociar de maneira mais eficaz, como se comportar em grupo, como diminuir crises dentro da empresa, entre diversas outras habilidades.

Todas elas vão para um ponto central: produtividade. Além de profissionais mais preparados para o dia-a-dia de uma empresa e seus problemas, serão profissionais que terão mais rendimento, vão ser profissionais mais dispostos para conseguir mais em prol de um ambiente melhor.

Como implementar isso na sua empresa?

Uma maneira de começar desenvolvendo a inteligência emocional, é promover cursos, palestras, seminários para o autoconhecimento deles, por meio de um especialista. Esse seria o primeiro passo para começar a mudança de dentro da sua empresa. Em seguida, continuar com as orientações do profissional da área, ele saberá como desenvolver essas habilidades nos funcionários e como melhorar o rendimento deles.

Uma coisa que vale ressaltar, é que para funcionar esse método dentro da sua empresa, não pode ficar somente nos funcionários da base, deve se cobrar essa mudança da empresa inteira, da ponta a base. Isso é necessário, pois a mudança não pode ocorrer somente de uma lado, deve ser feita de maneira completa, porque só assim é feita uma mudança.

Quer ajuda na implementação da inteligência emocional na sua empresa? A Gente Mais pode te ajudar nisso! Entre em contato conosco e agende uma consultoria ou marque uma conversa com a gente!

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