Funcionário desmotivado?

Texto por Bruna Pedrosa*

Se você é um gestor, provavelmente já passou por isso em sua equipe. Quando um bom funcionário começa a apresentar queda na produtividade, irritabilidade e inconstância. Está na hora de atentar  para a motivação, mas não apenas dele e sim de toda a equipe. Isso porque a desmotivação para cada pessoa pode ter um motivo diferente, mas se não for tratada pode afetar a todos.

Muitos gestores tomariam a decisão precipitada de demitir o funcionário desmotivado. Porém, o mais sensato seria observar se o ambiente de trabalho está proporcionando bem-estar, engajamento e perspectiva de crescimento. 

Antes de investir na recuperação da motivação da equipe, é necessário descobrir a real causa do problema. Algumas vezes tudo pode se resolver por meio do diálogo, remanejamento de funções ou em outros casos, pequenos investimentos como confraternização entre os colaboradores, aquisição de novos equipamentos, etc.

Como resolver?

Confira 5 dicas que preparamos para ajudá-lo a resolver essa situação:

Comunicação: Ofereça um feedback claro e franco.

Defina metas: Converse com toda a equipe. Entenda o que realmente é possível atingir, e ofereça recompensas pelas metas alcançadas.

Lembre-se, nem sempre é necessário que a recompensa seja uma bonificação em dinheiro. Uma folga remunerada ou um café da tarde para a equipe podem funcionar.

Reconhecimento: Não deixe passar em branco quando um funcionário sugerir uma ótima ideia, ou quando ele conseguir fechar com um bom cliente

Invista em Capacitação: É preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico constante dos funcionários. Isso porque quem está estagnado também fica desmotivado. 

Por isso, a Gente Mais Consultoria e Treinamentos oferece cursos, palestras e treinamentos, para que juntos, empresas e colaboradores alcancem seu sucesso. Conheça mais do nosso trabalho em: https://gentemaisdigital.com.br

*Estagiária Gente Mais, sob supervisão da jornalista Thayná Fogaça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *