Gestor ou Chefe?

Tanto o gestor, quanto o chefe, são figuras almejadas pela grande maioria dos profissionais. No entanto, nos últimos anos, ocorreram mudanças quanto a valorização dos talentos de cada cargo. Por isso, se faz necessário discutir sobre quais seus significados e suas atribuições.

Significado de gestão:

s.f. Ação de gerir. Gerencia, administração. Gestão de negócios, diz e quando uma pessoa administra os negócios de outra, por ele se responsabilizando solidariamente, mas sem autorização legal.

Significado de chefe:

s.m. Pessoa que se destaca pelas qualidades de autoridade, competência, poder de decisão. Indivíduo que, por essas qualidades, é investido de pose para ocupar um lugar de mando, de direção.

Papéis de Gestor e Chefe atualmente…

Certamente a diferença entre Gestor e Chefe não termina somente na definição. Atualmente na administração contemporânea, o Chefe cedeu espaço ao Gestor, pois viu-se uma necessidade muito maior em atitudes, principalmente as de relações interpessoais. Portanto, o antigo chefe, que tinha lugar nas cadeiras mais técnicas da organizações, hoje foi transformado em cargos mais operacionais. Dessa maneira, os gestores tomaram voz de comando, justamente por lidar principalmente com a motivação das pessoas.

Sobretudo, o gestor enquanto pessoa e profissional, é aquele que se auto motiva e é aquele que foca o seu resultado através do resultado de sua equipe, e não simplesmente o resultado pelo tanto de esforço operacional que ele mesmo emprega.

Porque a gestão é tão importante?

Algumas palavras podem facilmente retratar a figura de um líder: inovação, desenvolvimento, inspiração, confiança, aproximação. Assim, os resultados organizacionais dependem exclusivamente das habilidades que o gestor tem para administrar os recursos como tempo, equipe, cultura, produtividade, ética, foco.

O Gestor além de tudo, administra de uma maneira branda a expectativa da organização e da equipe. Todavia, ele não permite que informações desmotivadoras aflijam sua equipe. Não permite que a equipe perca o foco no trabalho por questão de alguma duvida ou insegurança. O Gestor filtra as informações relevantes ao resultado e a motivação da equipe e administra as situações que podem causar transtorno a mesma.

Se você está lendo esse artigo e se familiarizou com o perfil de Gestão, aproveite. Essa é a hora de investir em sua carreira. Por isso a Gente Mais Consultoria e Treinamento oferece serviços personalizados, visando sempre seu melhor desenvolvimento. Conheça nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das tendências no mercado. Entre em contato conosco para dúvidas e mais informações.

Acompanhe a Gente!

  Youtube  

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *