Treinamento
Engenharia de equipes
A Engenharia de Equipes visa analisar a identidade comportamental identificando o DNA da empresa e definindo a melhor estrutura de cargos com base nos perfis comportamentais, proporcionando maior sinergia e aumentando a eficiência nos resultados. Neste modelo definimos os perfis indicados para cada cargo, bem como o estilo de liderança que exercerá maior influência entre eles.
Tempo de duração:
Cada sessão tem duração de 1h e 15 min e pode variar de acordo com o objetivo do cliente.
Pré-requisitos:
Não possui
Impacto (Por que?)
Toda empresa possui um DNA próprio. Identificar essas características é fundamental para definir o modelo mental que dará vazão para a estratégia da empresa. Isso significa que antes de identificar quem somos não conseguimos definir para onde vamos. A engenharia de equipes visa auxiliar a empresa na identificação de sua cultura a partir da clareza de seu propósito. Quando identificamos quem somos e para onde queremos ir fica fácil saber o que precisamos para atingir os resultados esperados. Você consegue identificar o que está faltando para sua equipe atingir os resultados esperados?
A estrutura funcional de uma empresa serve de base para realização de seu propósito. Se bem desenhada cria grandes diferenciais competitivos, mas se confusa cria uma série de conflitos e ineficiência. A engenharia de equipes visa criar uma estrutura funcional alinhada às necessidades do negócio, prezando por seus diferenciais competitivos a partir de seu DNA. Com base no perfil comportamental, desenhamos a estrutura considerando o modelo mental da empresa, facilitando o encaixe das funções dentro da estratégia do negócio. Você acha possível uma estrutura funcional ser simultaneamente simples e eficiente?
Percebemos que grande parte das organizações criam cargos para atingir resultados de curto prazo. Poucas empresas conseguem ter clareza sobre o escopo funcional que atenderá estrategicamente seu negócio. A engenharia de equipes auxilia as empresas a identificarem com clareza o desenho dos cargos que deverão fazer parte do escopo do negócio, e somente após analisar se os ocupantes do cargo possuem competências comportamentais para atingir os resultados esperados. Cobrar resultados sem um desenho estruturado e uma percepção intuitiva não estimula as pessoas a produzirem mais. Se você pudesse ter em suas mãos informações a respeito do nível de motivação, áreas de talento e pontos a serem desenvolvidos dos integrantes de sua equipe, aumentaria sua assertividade na gestão?
Aspectos aprofundados (Como?)
Objetivo
Criar uma estrutura funcional com base nas exigências de cada função visando o diferencial competitivo do negócio.
Etapas do projeto
Entendemos que a cultura organizacional direciona as atitudes da equipe e por isso o primeiro contato com a empresa é justamente para identificar estes hábitos presentes no dia-a-dia da corporação. Dando sequência tomamos ciência sobre a estrutura funcional atual da organização, buscando entender os objetivos.
A partir da cultura organizacional e seus objetivos estratégicos criamos os parâmetros para definição dos perfis de liderança de forma setorizada, considerando cada setor com um objetivo distinto que irá contribuir com o resultado final do todo.
A partir do objetivo de cada setor redesenhamos os cargos a fim de criar funções compatíveis com os modelos mentais e áreas de talento sinérgicas, que aumentam a probabilidade do indivíduo gerar resultados sem esforço excessivo, aplicando a prática da pessoa certa no lugar certo.
A partir do redesenho da estrutura funcional criamos o mapa de talentos que atribuirá parâmetros para cada função, servindo como base para novas contratações, remanejamentos internos, criação de novos cargos ou análise de desempenho, contribuindo com a assertividade na gestão das equipes.
Instrutor – Tatiane Souza
– Palestrante e CEO da empresa GENTE MAIS CONSULTORIA E TREINAMENTOS
– Criadora da Conceito CHAVE: Conhecimento, Habilidade, Atitudes, Valores e Engajamento;
– Com Graduação e Especialização em Gestão de Pessoas;
– HEAD TRANING Comportamental Formada pelo IFT;
– Consultora e Facilitadora Comportamental Profiler Disc;.
– Especialista nos Subsistemas de Gestão de Recursos Humanos;
– COACH formada pela SLAC E IBC, com certificação internacional;
– HIPNOLOGA Cognitiva, Tradicional e Ericksoniana;
– Fundadora da ABRH-SP;