Engenharia de equipes

A gestão comportamental é uma ferramenta inovadora para a Gestão de uma Empresa.

Além de trazer mais produtividade para a organização, a gestão comportamental reduz a rotatividade dos colaboradores, e entrega características essenciais para se criar um ambiente de trabalho estimulante.

Tempo de duração:

Cada sessão tem duração de 1h e 15 min e pode variar de acordo com o objetivo do cliente.

Pré-requisitos:

Não possui


Como Funciona?

A Engenharia de Equipes visa analisar a identidade comportamental identificando o DNA da empresa e definindo a melhor estrutura de cargos com base nos perfis comportamentais, proporcionando maior sinergia e aumentando a eficiência nos resultados. Neste modelo definimos os perfis indicados para cada cargo, bem como o estilo de liderança que exercerá maior influência entre ele.

Toda empresa possui um DNA próprio. Identificar essas características é fundamental para definir o modelo mental que dará vazão para a estratégia da empresa. A engenharia de equipes visa auxiliar a empresa na identificação de sua cultura a partir da clareza de seu propósito.

Quando identificamos quem somos e para onde queremos ir fica fácil saber o que precisamos para atingir os resultados esperados. Assim, a partir de mais de 50 informações sobre o comportamento de cada colaborador, a Engenharia de equipes organiza uma equipe focada em alto desempenho.


Objetivos

Criar uma estrutura funcional com base nas exigências de cada função visando o diferencial competitivo do negócio.

 

Benefícios

Com base nas informações que terá acesso será possível estabelecer:

  • Perfil de Admissão ou promoção interna;
  • Mapeamento de necessidades de treinamentos comportamentais pautada nos Gaps do Mapa de Competências da Organização;
  • Identificação e Treinamentos de Lideres;
  • Alinhamento de Propósitos e Cultura Organizacional;
  • Plano de Ação e Feedback Estruturado;
  • Gestão por Competência.

Pensando em um RH estratégico, com a Gestão Comportamental é possível:

  • Engajar pessoas e aumentar a produtividade;
  • Reduzir erros de contratação e indicar os melhores candidatos;
  • Fornecer informações estratégicas para o gestores da Empresa;
  • Treinar e desenvolver colaboradores de acordo com sua cultura e resolver conflitos interpessoais.

Etapas do projeto

  1.  Análise da cultura e estrutura funcional atual: Entendemos que a cultura organizacional direciona as atitudes da equipe e por isso o primeiro contato com a empresa é justamente para identificar estes hábitos presentes no dia-a-dia da corporação. Dando sequência tomamos ciência sobre a estrutura funcional atual da organização, buscando entender os objetivos.
  2.  Definição dos perfis de liderança: A partir da cultura organizacional e seus objetivos estratégicos criamos os parâmetros para definição dos perfis de liderança de forma setorizada, considerando cada setor com um objetivo distinto que irá contribuir com o resultado final do todo. 
  3.  Definição dos perfis dos cargos: A partir do objetivo de cada setor redesenhamos os cargos a fim de criar funções compatíveis com os modelos mentais e áreas de talento sinérgicas, que aumentam a probabilidade do indivíduo gerar resultados sem esforço excessivo, aplicando a prática da pessoa certa no lugar certo.
  4. Mapa da talentos: A partir do redesenho da estrutura funcional criamos o mapa de talentos que atribuirá parâmetros para cada função, servindo como base para novas contratações, remanejamentos internos, criação de novos cargos ou análise de desempenho, contribuindo com a assertividade na gestão das equipes.
  5.  Gestão por Competências: A partir do desenho do Mapa de talentos sua empresa poderá fazer a Gestão por Competências atrelada a um eficiente plano de desenvolvimento ou de recompensas.

Se interessou por esse serviço?

Fale Conosco