Quando trabalham em empresas que investem em um ambiente seguro e saudável, 67% dos colaboradores se sentem mais produtivos. É o que informa uma pesquisa da Deloitte, encomendada pelo Great Place to Work (GPTW), instituição de certificação do clima organizacional. Prezar pela qualidade de vida no trabalho se tornou quesito primordial em diversas empresas.

Trabalhar requer muito mais do que apenas concentração e conhecimento. Certamente, um bom rendimento no expediente está intimamente ligado ao bem-estar do profissional. Dessa forma, se existe algo que influencia este fator, é a condição do ambiente de trabalho. De fato, um espaço intimidador, pouco atrativo e mal cuidado, costuma levar a um baixo rendimento.

Também leva ao descontentamento dos colaboradores e gera um desequilíbrio no clima organizacional. Então, é fundamental ter alguns cuidados. Confira a seguir 5 dicas fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo!

Invista em espaços confortáveis e seguros

O ambiente de trabalho é quase como uma segunda casa, afinal passamos muitas horas nele. A rotina de trabalho pode ser estressante e por este motivo é tão importante investir em espaços seguros e confortáveis.

Para um ambiente de trabalho saudável, é preciso investir em salas com iluminação e ventilação. Além, os funcionários precisam ter equipamentos adequados, como por exemplo cadeiras adequadas, descansos de pé, e suporte para telas. O espaço deve ser agradável para o colaborador, com objetos que ele tenha intimidade, e despertem a criatividade.

Atualmente é comum, que algumas empresas estão investindo até mesmo em espaços de descontração, nos quais as pessoas podem relaxar por um tempo, com atividades como jogos e puffs. Essa é uma boa dica para tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

Relacionamento e diálogo

Um espaço físico adequado é muito importante, mas um ambiente de trabalho saudável, também inclui ter boas relações sociais. As relações sociais são fundamentais para definir o rendimento e satisfação dos trabalhadores. Por isso é importante que ele tenha um bom relacionamento com o seu gestor e com os seus colegas de trabalho.

É de suma importância que o líder transpareça à sua equipe que o trabalho de todos é fundamental à empresa. Colaboradores que não se sentem contemplados ou que não tem o reconhecimento necessário ficam desmotivados, e assim improdutivos.

Tendo em vista todos esses fatores, é indispensável que se crie a cultura do diálogo dentro da sua empresa para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável. Com um diálogo aberto, os líderes poderão conhece-los mais, mostrar pra eles a sua devida importância e assim motivá-los, tornando-os mais produtivos e criativos.

Conheça e ajude a criar um clima organizacional agradável

Um gestor de equipes deve conhecer o conceito de clima organizacional. Em outras palavras, é como o ambiente é sentido pelos colaboradores, o que faz com que ele funcione como indicador da satisfação da equipe em relação ao trabalho, à cultura da empresa e outros fatores como maneiras de se comunicar, ações do RH e valorização profissional.

Por exemplo empresas muito engessadas e burocráticas, provavelmente terão um clima organizacional mais tenso do que uma empresa que adota uma comunicação mais aberta e transparente e que se preocupa com a felicidade dos seus funcionários.

A prática de todas essas ações faz com que o colaborador se motive mais e assim aumenta a sua produtividade e criatividade. Por esse motivo é tão importante que se siga todas elas. Ambiente de trabalho saudável é sinônimo de colaboradores mais motivados.

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