Mapeamento Comportamental

O Mapeamento comportamental é um processo que tem o objetivo de identificar o perfil comportamental dos colaboradores. Essa é uma ferramenta essencial para o setor responsável pela gestão de pessoas.

Tempo de duração:

Varia de acordo com a quantidade de colaboradores

Pré-requisitos:

Não possui

Como Funciona?

No ambiente de trabalho é necessário que todos se encaixem na cultura organizacional vigente. Isso é necessário para gerar harmonia entre os colaboradores, garantindo mais produtividade.

Portanto o mapeamento comportamental, é fundamental tanto no alinhamento da equipe, quanto na seleção de candidatos nos processos de recrutamento e seleção.

Para tal, é preciso listar todos os requisitos, como experiências, certificações, especialidades e conhecimentos técnicos, além dos requisitos comportamentais mais valorizados pela corporação para que o profissional possa conduzir suas funções adequadamente.

Esses parâmetros ajudam a diagnosticar o perfil exato da pessoa avaliada, identificando suas características e competências. Assim, é possível comparar o perfil do candidato às obrigações exigidas para ocupar a vaga.

Objetivos

  • Ter conhecimento sobre o próprio estilo Comportamental;
  • Entender como a pressão do meio influencia em seus comportamentos;
  • Identificar seu nível de motivação e sua moral;
  • Saber o quanto aberto às mudanças você se encontra;
  • Conhecer suas áreas de Talentos e seu mapa de Competências;
  • Saber como cada colaborador pode reagir a determinadas situações.

Benefícios

O mapeamento comportamental permite realizar uma gestão de pessoas mais eficiente. As técnicas voltadas ao capital humano resultam também na redução de custos operacionais, portanto, são fundamentais para aprimorar a gestão da empresa. Conheça alguns benefícios:

Diminuição da taxa de turnover: Altas taxas de turnover causam enormes prejuízos para a empresa, principalmente por causa das obrigações trabalhistas.

Menos gastos com integração e treinamento: Procedimentos de integração e treinamentos proporcionados ao profissional também geram custos, quando este é demitido, esse investimento é desperdiçado. Investindo nos profissionais certos, esse custo voltará em forma de lucro.

Qualidade dos produtos e serviços: Vagas em aberto costumam sobrecarregar o restante dos colaboradores. Com isso, podem surgir outros problemas, como o acúmulo de trabalho e a diminuição dos índices de motivação.

Com o mapeamento comportamental, você garante que sua equipe permaneça completa sempre, garantindo a produtividade e a qualidade dos produtos.

Etapas do projeto

  1.  Mapeamento Comportamental: Aplicação do People + Assessment 
  2. Workshop – Autoconhecimento
  3.  Construção do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI

Se interessou por esse serviço?