Em um momento de transformações, em que a velocidade das informações e dos acontecimentos atinge milhares de pessoas ao mesmo tempo, por meio de diversos tipos de canais de comunicação ao alcance das nossas mãos, surgiu um insight, opa! Como chegamos a este momento? Quais as influências da Revolução Digital na era 4.0 em nosso processo de reconstrução do saber e da Educação Corporativa nas organizações?

O mundo mudou e o avanço tecnológico foi o instrumento principal para todas essas mudanças. Como por exemplo, O Big Data, a Inteligência Artificial e a Robótica, estas são realidades e o futuro, é hoje!

Transformação Digital

A Transformação Digital é um dos movimentos de maior importância para o mercado atual. Sua aplicação no ensino corporativo promove uma série de benefícios para o time de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e suas iniciativas, facilitando que os desafios dessa área sejam superados.

Entretanto, por ser algo recente, muitas empresas ainda duvidam do potencial desse investimento. Por isso, existe relutância em adotar a tendência, se limitando ao uso de poucas tecnologias e inovações. Isso resulta em limitações nos resultados.

Por esse motivo, colocamos abaixo as principais informações sobre a transformação digital na educação corporativa. Vamos te mostrar como essa prática é importante para o desenvolvimento da empresa e como adotá-la de forma eficiente. Por isso, leia até a última linha!

O que é Transformação Digital?

A Transformação Digital pode ser compreendida pela adoção de soluções tecnológicas para posicionar uma empresa como um negócio digital no mercado. Dessa forma, a tecnologia é a principal forma de gerar vantagem competitiva, receita e valor para a organização.

Nesse sentido, transformar digitalmente uma empresa, ou área de gestão, não significa simplesmente adotar soluções de TI. Mas sim fazer essa atividade de forma que ela otimize os resultados do negócio, gerando vantagem competitiva. Para isso, é necessário que a tecnologia passe a ser vista como oportunidades de mudança e não uma ameaça.

Por fim, é importante ressaltar que a Transformação Digital é um processo complexo e que exige investimento da organização. Entretanto, isso não significa que ele é exclusivo das grandes empresas, na realidade, todos os negócios — independentemente de tamanho ou segmento — devem se preocupar com essa tendência para se manterem competitivas no mercado.

Como o avanço das novas tecnologias impacta a educação corporativa?

Quando adotadas pelas organizações, as novas tecnologias promovem diversas mudanças no ambiente interno. Dessa maneira, influenciam diretamente no seu funcionamento e performance no mercado. Entre esses impactos, estão:

Otimização de processos:

Existem tecnologias que automatizam procedimentos e atividades, eliminando ações repetitivas, burocráticas e manuais, bem como seus erros; 

Aumento de produtividade:

A automatização e uso de novas tecnologias permitem que os profissionais dediquem seu tempo para questões mais estratégicas, tenham acesso a mais informações para suas decisões e melhorem sua performance; 

Redução de custos:

Novas tecnologias permitem eliminar erros manuais, evitar desperdícios e diminuir gastos com investimentos incorretos e até mesmo com contratação de profissionais; 

Aumento da satisfação do consumidor:

A tecnologia pode ser usada para melhorar a entrega de produtos, serviços, atendimento e toda a experiência de compra dos consumidores; 

Ganho de vantagem competitiva:

Além de se adaptar às tendências do mercado, a empresa que usa a tecnologia de forma estratégica aumenta sua vantagem competitiva, uma vez que opera melhor que a concorrência.

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode impactar as organizações. Atualmente, existem diversas tecnologias e soluções inovadoras no mercado. Assim, elas podem ser adotadas das mais variadas formas dentro de um processo, área ou atividade.

Como funciona Transformação Digital na Educação Corporativa?

Nós já vimos que a Transformação Digital pode ser aplicada em organizações de todos os portes ou áreas. No caso do desenvolvimento da educação corporativa digital, é preciso compreender que essa prática consiste na identificação de oportunidades para a otimização dos objetivos e da performance do time.

Portanto, essas melhorias são obtidas por meio de investimentos em novas tecnologias, soluções digitais e métodos modernizados de ensino. Algumas dessas tecnologias são::

 

Personalização dos projetos:

Treinamentos com base em competências e alinhadas ao negócio da empresa;

Trilhas de Aprendizagem:

De acordo com as competências de seus colaboradores, se forma uma trilha de aprendizagem para que o funcionário desenvolva novas habilidades para agregar ao objetivo da empresa;

Treinamentos EAD:

O ensino a distância se destaca a cada dia mais nas empresas e na Educação Brasileira, com cursos de diferentes níveis: livre, médio, graduação, extensão e pós MBA;

BIG DATA, Avaliação e Mensuração diagnóstica dos resultados:

Após cursos e treinamentos executados, verificam-se junto às áreas do pessoal treinado os resultados alcançados, e quais pontos de melhoria e ajustes a serem feitos, dando desta forma valor ao que foi entregue e aprendido. Análise extremamente importante dos indicadores para ações futuras;

Business Games e Gamification:

Jogos de negócios que tem como objetivo através do lúdico, possibilitar a criatividade e inovação na solução de problemas e estimular uma competição saudável internamente.

MicroLearning:

Por muitos chamada de “pílulas de conhecimento”, que são apresentadas na maioria das vezes de forma virtual, com conteúdos de curta duração, para que o funcionário tenha acesso aos poucos, facilitando no processo de aprendizado;

Mobile Learning:

Muito utilizado atualmente e a maior tendência da Educação Corporativa, pois é utilizado através dos smartphones e tablets como ferramentas de aprendizado, facilitando ter todo o treinamento e conteúdo a sua mão;

Mídias sociais:

Através de blogs, microblogs, canais do Youtube, Facebook, onde normalmente se apresentam conteúdos para aprendizados específicos.

A escolha entre as tendências deve ser feita conforme os objetivos de desenvolvimento. Além disso, é preciso considerar o perfil dos colaboradores e o orçamento disponível.

Como implementar educação corporativa digital na sua empresa?

O primeiro passo para adotar a Transformação Digital na educação corporativa é reconhecer a importância desse processo e garantir que a alta gestão, responsável por aprovar mudanças, tenha a mesma percepção. Para isso, é indicado apresentar um plano de ação, metas, previsão de resultados e como essa alteração impacta na organização.

Assim, tendo em mente o que se quer, é indicado buscar por uma consultoria especializada para definir as etapas desse processo e criar um plano detalhado de implementação, definindo os profissionais que devem fazer parte desse time e suas responsabilidades.

Ao colocar as ideias em prática, é importante acompanhar indicadores de resultado. Assim, é possível avaliar a performance de cada ação, decidindo se elas atingiram o objetivo esperado. Dessa forma, as mudanças permanecem apenas quando geram benefícios para o negócio.

Sabendo disso, a Gente Mais é especializada em medidas para a adoção da Transformação Digital na educação corporativa, e possuímos diversas ferramentas que te ajudarão no processo! Entre em contato conosco clicando aqui, e comece seu projeto!