E nesse momento, como fica a motivação dos motivadores?

Tempo de leitura estimado: entre 2 min 30 s e 3 min

Em um momento desafiador como o atual, quem motiva os motivadores? De que forma?

Nós, da equipe Gente Mais, realizamos uma pesquisa no Google para entender quem motiva os colaboradores de RH, e para a nossa surpresa, não são muitos os conteúdos que abordam o assunto, o que nos fez refletir sobre a temática e trazê-la para o blog!

O departamento de Recursos Humanos é o encarregado, entre outras atribuições, de manter a empresa engajada e motivada. Nos últimos tempos, tal tarefa com certeza se mostrou mais complexa do que nunca, afinal, motivar à distância não é simples.

E vem então a pergunta central do texto de hoje: já que o setor de RH é o responsável por engajar e motivar, quem os motiva, então?

Concentrar em um setor as responsabilidades de incentivar um bom desempenho profissional mantendo os membros entusiasmados, traz consigo certa pressão sobre os próprios colaboradores da área, afinal, se eles aplicam as diretrizes e práticas, também seriam eles os colaboradores ideais para tal tarefa. 

Entretanto, na realidade, este departamento, assim como qualquer outro, pode sofrer com o desengajamento, falta de comunicação e falta de motivação. A diferença é que, para o RH – diferente do que acontece nas outras áreas – não há uma rede de apoio ou departamento a ser procurado.

É importante ressaltar que, em decorrência da pandemia, os desafios para os profissionais da área aumentaram. Muitos colaboradores podem começar a se sentir desmotivados. As dificuldades em integrar equipes se intensificam e torna-se difícil aplicar estratégias, tendo em mente que muitas não foram pensadas para um contexto digital e de home office

Tudo isso resulta em um cenário de: colaboradores de RH desanimados, enquanto, por outro lado, a carga de trabalho e dificuldade de seus desafios aumenta substancialmente. Inevitavelmente, o engajamento cai e aqueles que deveriam motivar, se sentem desmotivados eles próprios.

É nesta hora que o gestor do departamento deve, mais do que nunca, olhar para seu próprio time e focar esforços em trazer de volta os propósitos, metas e objetivos definidos pelo setor .E durante o processo, lembrar sempre que somente os próprios colaboradores do RH podem se motivar, por isso é importante que todos trabalhem pelos mesmos objetivos, tendo como base os mesmos valores e busquem entre si apoio, sem deixar que suas diferenças interfiram no processo produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *