Dicas para manter a sua equipe motivada durante a quarentena

Em um cenário de incertezas e fragilidades, a falta de motivação dos colaboradores é um dos principais desafios enfrentados dentro das organizações.

Profissionais desmotivados não executam suas atividades conforme o esperado e fazem com que a empresa perca produtividade, agravando uma situação que já é das melhores.

Dessa forma, é papel dos líderes encontrarem maneiras de manter acesa a chama da motivação em seus colaboradores para que eles possam dar o melhor de si. Isso exercerá impacto direto nos resultados da empresa, promovendo maior eficiência, rentabilidade e crescimento.

Mas, afinal, como motivar a equipe durante a pandemia e garantir a sobrevivência do seu negócio no mercado?

Para responder a essa pergunta, separamos 5 dicas que podem te ajudar a superar esse momento difícil. Por isso leia até o final!

1 – Estabeleça metas

Quando não se sabe aonde chegar, não há motivos para continuar. Assim, para que uma equipe sinta-se motivada, é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas. Tente metas coletivas, isso pode aproximar a equipe!

Além disso, é necessários que elas sejam específicas, desafiadoras, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis.Metas praticamente impossíveis de serem alcançadas só farão com que as equipes se sintam desestimuladas.

2 – Dê feedbacks sempre que possível

O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe em tempos de crise.

Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta que o seu trabalho é indiferente, mostrando que as funções que ele desempenha são importantes para a organização.

Lembre-se de que o feedback tem como objetivo estimular os colaboradores a desenvolver suas atividades cada vez melhor. Por isso, escolha bem as palavras que você for utilizar para não gerar o efeito contrário.

3 – Se comunique com a equipe

Para motivar a equipe em tempos de crise, é preciso saber as causas de sua desmotivação. E a melhor forma para isso é melhorar a comunicação interna.

Dessa forma, converse com o seu time, procure saber sobre suas preocupações, esteja aberto para ouvir novas ideias, seja transparente.

Ao fazer isso, a gestão conquista a confiança dos seus colaboradores. E confiar na gestão é um fator motivacional muito importante.

4 – Valorize a equipe

Todo mundo gosta de sentir valorizado. Para que o colaborador mantenha-se engajado e motivado, é preciso recompensá-lo por seu esforço na entrega de resultados.

Se for possível, adote uma meta de bonificação a cada meta alcançada, nomeie o funcionário do mês ou até mesmo distribua um brinde. Demonstre gratidão aos colaboradores. Mostre que a empresa reconhece e valoriza a contribuição de cada um.

5 – Seja otimista

Manter o otimismo quando as coisas não vão muito bem não é uma tarefa fácil. Em momentos nos quais tudo parece dar errado, é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e saibam transmitir isso para toda a equipe.

Mostre para os colaboradores que esta é apenas uma fase ruim e que no final vai dar tudo certo. Esse sentimento otimista, mas com os pés no chão, vai estimular as equipes a continuarem desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *